Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13332
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
priscilapereirasantos.pdfPDF/A884.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0261655106007003pt_BR
dc.contributor.referee1Vilardi, Luisa Gomes de Almeida-
dc.contributor.referee2Sousa, Lenise Teixeira de-
dc.creatorSantos, Priscila Pereira-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T14:21:40Z-
dc.date.available2021-08-20-
dc.date.available2021-09-09T14:21:40Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13332-
dc.description.abstractThis work is dedicated to presenting and discussing the reasons for dropping out of school declared by the participants in the National Examination for the Certification of Youth and Adult Skills (ENCCEJA) comparing the reasons in conflict with the law with the others. In a more specific way, it seeks to compare the profile of the participants and also the degree of influence of a set of hypotheses that are faced by these individuals that can be understood as objectives to attend and stay at school. We opted for a quantitative and comparative approach using the microdata of ENCCEJA 2019. The analysis points to a profile of greater social vulnerability of participants deprived of liberty, but the investigation of the reasons for abandonment points to similarities between these two groups.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho se dedica a apresentar e discutir os motivos de abandono escolar declarados pelos participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) comparando os motivos daqueles em situação de conflito com a lei com os demais. De maneira mais específica busca-se comparar o perfil dos participantes e também o grau de influência de um conjunto de situações que são enfrentadas por esses indivíduos que podem ser compreendidas como obstáculos à frequência e permanência na escola. Optou-se por uma abordagem quantitativa e comparativa utilizando os microdados do ENCCEJA 2019. A análise aponta para um perfil de maior vulnerabilidade social dos participantes privados de liberdade, mas a investigação acerca dos motivos de abandono aponta para similitudes entre esses dois grupos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjecteducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjecteducação nas prisõespt_BR
dc.subjectENCCEJApt_BR
dc.subjectmotivos de abandono escolarpt_BR
dc.subjectyouth and adult educationpt_BR
dc.subjectprison educationpt_BR
dc.subjectENCCEJApt_BR
dc.subjectreasons for dropping out of schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO Encceja no contexto da educação nas prisões: uma análise comparada do perfil dos participantes e dos motivos do abandonopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons