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dc.contributor.advisor1Borges, Eliane Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3647402438436233pt_BR
dc.contributor.referee1Terra, Marina Furtado-
dc.contributor.referee2Costa, Mariane Ambrósio-
dc.creatorTeixeira, Maristela Alves da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0524439533020165pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T13:42:12Z-
dc.date.available2021-08-19-
dc.date.available2021-09-09T13:42:12Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13317-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA qualidade da educação é um dos temas mais debatidos na contemporaneidade, além de extremamente relevante e bastante polêmico por estar diretamente relacionado ao desenvolvimento acadêmico e a preparação do indivíduo para o mercado de trabalho. Com a criação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), metas bienais de qualidade foram estabelecidas de 2007 a 2021, a fim de serem atingidas pelo país, unidades da federação, municípios e escolas (BRASIL, 2014). Este trabalho tem por objetivo a análise das notas obtidas no Ideb de uma escola do Programa Ensino Médio em Tempo Integral – Escola de Autoria da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (REE-MS), nos anos de 2017 e 2019 e, consequentemente, o desempenho dos estudantes nas proficiências de Língua Portuguesa e Matemática obtidas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e dos dados referentes ao fluxo escolar. Para esse estudo foi utilizado dados quantitativos do Ideb coletados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do Censo Escolar à disposição na Plataforma do Instituto. O estudo sinalizou que os resultados do Ideb e os dados do SAEB têm sido informações importantes para análise e reflexão, bem como para subsidiar tomada de decisões conducentes à melhoria da qualidade da educação da escola e, pretende colaborar para uma reflexão dos agentes que podem influenciar na qualidade do ensino oferecido na REE-MS.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectIdebpt_BR
dc.subjectSAEBpt_BR
dc.subjectCenso escolarpt_BR
dc.subjectEscola de autoriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleUma análise do Ideb da Escola Estadual Professor Emygdio de Campos Widal - Escola de Autoria no Ensino Médio - edições 2017 e 2019pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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