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dc.contributor.advisor1Borges, Eliane Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3647402438436233pt_BR
dc.contributor.referee1Terra, Marina Furtado-
dc.contributor.referee2Costa, Mariane Ambrósio-
dc.creatorCesco, Marilei Teresinha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6519268183435759pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T13:36:35Z-
dc.date.available2021-08-19-
dc.date.available2021-09-09T13:36:35Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13314-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoNo contexto educacional catarinense, o referido trabalho tem por objetivo refletir sobre o desempenho das escolas, no tocante à divulgação de resultados, nas edições do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) dos anos de 2015, 2017 e 2019, para os anos finais do ensino fundamental. As referidas edições foram escolhidas para este trabalho, devido às repercussões que a divulgação de resultados representa no cotidiano da escola e nas informações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); considerando que as edições supracitadas tiveram alterações nos seus critérios de publicação estabelecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), conforme as respectivas portarias. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre os temas que relacionam desempenho de escolas na referida avaliação de larga escala, considerando os aspectos que incluem o papel do gestor, o planejamento escolar e como esses aspectos se inter-relacionam no tocante ao SAEB e aos resultados divulgados das escolas que atenderam aos critérios para tal. Foram analisadas as informações do banco de dados do INEP, apresentando, por meio das informações do IDEB, os números da rede de ensino do estado de Santa Catarina, comparados às informações, em números totais, do desempenho da rede de ensino do estado do Brasil, no que se refere ao SAEB. Considerou-se que os aspectos contextuais, juntamente com as mudanças de critérios por parte do INEP, impactaram os resultados obtidos pelas escolas da rede estadual de Santa Catarina, nas três edições, a despeito de orientações assumidas por setores competentes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSAEBpt_BR
dc.subjectCritérios de divulgação dos resultadospt_BR
dc.subjectAvaliação de larga escalapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleAnálise do desempenho dos resultados divulgados das escolas da rede estadual de Santa Catarina: edições do SAEB de 2015 a 2019, na etapa dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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