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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0261655106007003pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Carla Silva-
dc.contributor.referee2Fonseca, Mirna Juliana Santos-
dc.creatorPereira, Márcia Maria de Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5478730761450906pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T13:04:46Z-
dc.date.available2021-08-19-
dc.date.available2021-09-09T13:04:46Z-
dc.date.issued2021-03-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13303-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo verificar, a partir dos resultados do Sistema de Avaliação do Estado de Goiás (Saego) em Língua Portuguesa e Matemática, dos estudantes da 3a série do Ensino Médio de duas escolas estaduais da cidade de Goiânia Goiás, uma de tempo integral e outra de ensino em tempo padrão, se há relação entre o tempo que o aluno permanece nas escolas e os resultados de desempenho escolar destes alunos. As escolas verificadas são da mesma região, com o mesmo perfil socioeconômico, são similares em quantidade de alunos avaliados e de localização urbana. Os dados mostram que, apesar de resultados um pouco melhores da escola de tempo integral, problemas como equidade e pouco crescimento dos resultados educacionais não foram resolvidos, inclusive, há queda de desempenho de um ano para o outro nestas escolas. O Relatório Coleman, pesquisa realizada nos Estados Unidos da América com objetivo de estudar as causas para as diferenças de desempenho entre as escolas destacou que as diferenças de infraestrutura entre a localização das escolas, a qualidade dos professores e outros não justificavam a diferença de desempenho dos estudantes e o principal motivo dessa diferença são os fatores socioeconômicos. Hoje já se sabe que a escola pode fazer diferença. Além da infraestrutura, têm-se outros fatores intraescolares que determinam a eficácia escolar, como cooperação entre os agentes educacionais, projeto pedagógico, boa gestão, comportamento de professores, prática de salas de aulas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscola de tempo integralpt_BR
dc.subjectEscola de tempo padrãopt_BR
dc.subjectFatores associados ao desempenhopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleCentro de ensino de tempo integral e escola de tempo padrão: a relação entre o tempo que o aluno permanece na escola e o resultado do desempenho escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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