https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13303
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marciamariadecarvalhopereira.pdf | PDF/A | 1.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Magrone, Eduardo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0261655106007003 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Machado, Carla Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Fonseca, Mirna Juliana Santos | - |
dc.creator | Pereira, Márcia Maria de Carvalho | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5478730761450906 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-09T13:04:46Z | - |
dc.date.available | 2021-08-19 | - |
dc.date.available | 2021-09-09T13:04:46Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13303 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem por objetivo verificar, a partir dos resultados do Sistema de Avaliação do Estado de Goiás (Saego) em Língua Portuguesa e Matemática, dos estudantes da 3a série do Ensino Médio de duas escolas estaduais da cidade de Goiânia Goiás, uma de tempo integral e outra de ensino em tempo padrão, se há relação entre o tempo que o aluno permanece nas escolas e os resultados de desempenho escolar destes alunos. As escolas verificadas são da mesma região, com o mesmo perfil socioeconômico, são similares em quantidade de alunos avaliados e de localização urbana. Os dados mostram que, apesar de resultados um pouco melhores da escola de tempo integral, problemas como equidade e pouco crescimento dos resultados educacionais não foram resolvidos, inclusive, há queda de desempenho de um ano para o outro nestas escolas. O Relatório Coleman, pesquisa realizada nos Estados Unidos da América com objetivo de estudar as causas para as diferenças de desempenho entre as escolas destacou que as diferenças de infraestrutura entre a localização das escolas, a qualidade dos professores e outros não justificavam a diferença de desempenho dos estudantes e o principal motivo dessa diferença são os fatores socioeconômicos. Hoje já se sabe que a escola pode fazer diferença. Além da infraestrutura, têm-se outros fatores intraescolares que determinam a eficácia escolar, como cooperação entre os agentes educacionais, projeto pedagógico, boa gestão, comportamento de professores, prática de salas de aulas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Escola de tempo integral | pt_BR |
dc.subject | Escola de tempo padrão | pt_BR |
dc.subject | Fatores associados ao desempenho | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Centro de ensino de tempo integral e escola de tempo padrão: a relação entre o tempo que o aluno permanece na escola e o resultado do desempenho escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License