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dc.contributor.advisor1Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372700780542200pt_BR
dc.contributor.referee1Barreto, Mônica da Motta Salles-
dc.contributor.referee2Araujo, Eduardo Santos-
dc.creatorAndrade, Lúcia Regina dos Santos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T12:09:34Z-
dc.date.available2021-08-19-
dc.date.available2021-09-09T12:09:34Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13289-
dc.description.abstractThis work shows a research realized upon the results drawned from the “Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM) and had, as finality, to analysing the variations ocurred in the proficiency in Portuguese Language of the students for the first year of High School, in eight state schools from the state of Amazonas. The research has created some debate about the observed variation, mainly in relation with the decrease observed in the year of 2019 in realation to the year of 2015, bringing some clues for new hypothesis. The methodological procedure adopted was bibliographical consulting and analysis of the informations available in the SADEAM’s site, as well as theoretical deepening through the specific literature. The results made clear that exists variations in the proficiency between the years researched, showing the relevance that the Education Secretariat make the state avaliation within the schools.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta a pesquisa realizada a partir de resultados obtidos no Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM) e teve por objetivo analisar a variação ocorrida na proficiência em Língua Portuguesa dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio, em oito escolas estaduais da rede estadual do Amazonas, da Coordenadoria Distrital de Educação 03, nas edições de 2012, 2013, 2015 e 2019. A pesquisa proporcionou discussões acerca da variação observada, principalmente em relação ao decréscimo observado no ano de 2019 em relação ao ano de 2015, trazendo algumas indicações de hipóteses. O procedimento metodológico adotado foi consulta e análise bibliográfica de informações disponibilizadas no site do SADEAM e aprofundamentos teóricos por meio de literatura específica. Os resultados evidenciaram oscilações de variações com relação à proficiência entre os anos pesquisados, mostrando a relevância da realização de avaliação estadual pela Secretaria de Educação junto às suas escolas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSADEAMpt_BR
dc.subjectProficiênciapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectSADEAMpt_BR
dc.subjectProficiencypt_BR
dc.subjectPortuguese lenguagept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleIndicadores Educacionais: variação na proficiência em língua portuguesa dos estudantes da 1ª série do ensino médio, em oito escolas da Coordenadoria Distrital 03, na Rede Estadual de Ensino do Amazonaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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