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dc.contributor.advisor1Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871769445993260pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sanábio, Marcos Tanure-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6988359903223308pt_BR
dc.contributor.referee1Magaldi, Juliana Alves-
dc.contributor.referee2Belmino, Webster Guerreiro-
dc.creatorOliveira, Lidemberg Rocha de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5722770294632040pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T11:57:47Z-
dc.date.available2021-08-18-
dc.date.available2021-09-09T11:57:47Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13285-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como escopo a discussão dos resultados do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional (SIMAIS) em interface com o planejamento curricular, por considerar imperativo analisar esses dados para fomentar a discussão sobre o uso das avalições externas nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte. São analisados os resultados referentes ao Ensino Médio, especificamente do componente de Língua Portuguesa, dos anos de 2017, 2018 e 2019. O trabalho tem por objetivo geral: (i) discutir os resultados do SIMAIS referentes ao componente Língua Portuguesa dos anos de 2017, 2018 e 2019, apontando caminhos para uma possível articulação desses resultados com as diretrizes e/ou orientações curriculares; e como objetivos específicos, o estudo apresenta: (i) identificar os descritores que os estudantes potiguares sentem mais dificuldades no contexto do Ensino Médio; ii) descrever e analisar o comportamento das médias de acerto dos descritores de Língua Portuguesa. Trata-se de uma pesquisa documental, por analisar dados secundários, e bibliográfica, por trazer discussões do teóricas do campo da avaliação e currículo. Tendo como parâmetro a média de acerto, identificou-se que 15 descritores apresentam baixa proficiência no decorrer dos anos de 2017, 2018 e 2019. Essas médias se comportam de diferentes formas: há descritores que apresentam aumento gradativo na média, há descritores em que as médias oscilam entre aumento e redução e há descritores em que as médias de acerto diminuíram constante e consideravelmente, considerando o recorte temporal da pesquisa. Com essa pesquisa, pretende-se fomentar discussões no âmbito da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte a partir do olhar temporal sobre os resultados produzidos para possibilitar a construção de estratégias voltadas para elevar a proficiência dos estudantes no componente de Língua Portuguesa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistema integrado de monitoramento e avaliação institucionalpt_BR
dc.subjectResultados das avaliações externaspt_BR
dc.subjectDescritores de língua portuguesapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO que dizem os resultados do Simais sobre a aprendizagem em Língua Portuguesa dos estudantes potiguares do Ensino Médio?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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