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dc.contributor.advisor1Brooke, Nigel Pelham de Leighton-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4918354189061801pt_BR
dc.contributor.referee1Magaldi, Juliana Alves-
dc.contributor.referee2Sant´Anna, Priscila Fernandes-
dc.creatorLeão, Kátia da Silva Albuquerque-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8065058728632174pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T11:44:18Z-
dc.date.available2021-08-18-
dc.date.available2021-09-09T11:44:18Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13280-
dc.description.abstractThe present research constitutes an analysis, from an investigative study of the 2015 to 2019 editions of IDEB data, in the 3rd grades of high school in public state schools in Rio Branco - Acre. Supported by document analysis, this article aims to investigate how the statistical indices behave in this segment of Basic Education, as well as the relationship with the goals, school flow and student performance. From the quantitative analysis of IDEB data we can affirm that student performance has been progressively increasing, despite slow steps, but the school flow on fluctuations in growth and decrease, so this leads us to think about possible actions that may contribute in increasing proficiency and also in correcting the school flow in the state high school system in Rio Branco / AC. IDEB has the potential to assist the public school teaching and learning process, as long as it doesn’t deplete in statistical data, but also takes into account the socioeconomic conditions of students and teachers, the infrastructure conditions of the schools evaluated, so as not to compromise the universalization of quality education.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa constitui-se em uma análise, a partir de um estudo investigativo das edições de 2015 a 2019 dos dados do IDEB, nas 3ª séries do Ensino Médio das escolas estaduais públicas na cidade de Rio Branco - Acre. Apoiada em análise documental, o artigo tem como finalidade investigar como se comportam os índices estatísticos nesse segmento da Educação Básica, bem como a relação com as metas, fluxo escolar e desempenho dos estudantes. Da análise quantitativas sobre os dados do IDEB, pode-se afirmar que o desempenho dos alunos tem aumentado progressivamente, apesar de passos lentos, porém o fluxo escolar sobre oscilações de crescimento e decrescimento, então isso nos leva a pensar em possíveis ações que poderão contribuir no aumento da proficiência e também na correção do fluxo escolar na rede estadual de Ensino Médio do município de Rio Branco/AC. O IDEB tem potencial para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem a escola pública, desde que não se esgote nos dados estatísticos, mas também se leve em consideração as condições socioeconômicas dos alunos e professores, as condições de infraestrutura das escolas avaliadas, para assim não comprometer a universalização da educação de qualidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectExternal evaluationpt_BR
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleAs variações do Ideb do Ensino Médio em Rio Branco – Acre, entre 2015 e 2019pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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