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dc.contributor.advisor1Borges, Eliane Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3647402438436233pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Amélia Gabriela Thamer Miranda-
dc.contributor.referee2Silva, Renata de Lourdes Miguel da-
dc.creatorOliveira, Josildo Severino de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8245580780366987pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T11:29:36Z-
dc.date.available2021-08-18-
dc.date.available2021-09-09T11:29:36Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13274-
dc.description.abstractThe importance of investigating the results of the Amazonas State Students Performance Evaluation System - SADEAM, from on the students’ participation in the exam, in the area of Human Sciences, in the stage of High School, considering the last three editions of application, that were, in 2014, 2015 and 2019, which stimulated the preparation of this study. The literature review began with the history of this statewide large-scale assessment; the importance of assessing the Human and Social Sciences; and, the survey of the data statistical of the referred evaluation. The importance of student participation, especially from District Coordinators 01 and 05, the shifts and modalities offered by the schools of the seven State Education Coordinators, in the capital of Amazonas, was part of the theoretical-methodological of this research. The seven District Coordinators Education in Amazonas, located in Manaus, was the spatial cutout of this study. By analyzing the data, it was noticed that there is a relationship between participation and proficiency in school performance. The research showed that the District Education Coordination Office, that presented the highest score of proficiencies in the three editions, was that one in which High School classes are offered in the morning and afternoon shifts and in regular education. And the Coordination Office with the lowest proficiency rates is that one where the schools have a significant number of classes in the evening shift and in the modalities of Youth and the Adult Education and from those ones of the Teaching with Technological-Mediated Education.pt_BR
dc.description.resumoA importância de investigar os resultados do Sistema de Avaliação de Desempenho do Estudante do Amazonas - SADEAM, a partir da participação dos estudantes nesta prova, na área de Ciências Humanas, na etapa do Ensino Médio, levou em consideração as três últimas edições, ou seja, em 2014, 2015 e 2019, estimulou a elaboração deste estudo. Teve como objetivo investigar a participação dos estudantes do Ensino Médio na avaliação do SADEAM, na área de Ciências Humanas e Sociais, nas edições de 2014, 2015 e 2019, nas escolas das sete Coordenadorias Distritais de Educação da capital do Amazonas. A metodologia utilizada foi a revisão da literatura, com o histórico dessa avaliação em larga escala estadual e o tratamento dos dados estatísticos utilizados na pesquisa, considerando a importância de se avaliar as Ciências Humanas e Sociais. A participação dos estudantes, principalmente das Coordenadorias Distritais 01 e 05, dos turnos e das modalidades ofertadas pelas escolas das sete Coordenadorias Estaduais de Educação na capital do Amazonas compôs a parte teórico-metodológica dessa pesquisa. As sete Coordenadorias Distritais de Educação do Amazonas, localizadas em Manaus, foram o recorte espacial desse estudo. Ao analisar os dados, percebeu-se que há relação entre participação e proficiência no desempenho escolar. A pesquisa mostrou que a Coordenadoria Distrital de Educação que apresentou nas três edições os maiores percentuais de participação foi aquela em que as turmas de Ensino Médio são ofertadas no turno matutino e vespertino e no ensino regular. A Coordenadoria com os mais baixos índices de proficiência foi aquela em que as escolas apresentam um número significativo de turmas no turno noturno e nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos e do Ensino com Mediação Tecnológica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectProficiênciapt_BR
dc.subjectCiências Humanas e Sociaispt_BR
dc.subjectParticipationpt_BR
dc.subjectProficiencypt_BR
dc.subjectHuman and Social Sciencespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA participação e desempenho dos estudantes do Ensino Médio na área de Ciências Humanas e Sociais, no SADEAM, de 2014 a 2019pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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