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dc.contributor.advisor1Brooke, Nigel Pelham de Leighton-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4918354189061801pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Amélia Gabriela Thamer Miranda-
dc.contributor.referee2Silva, Cássio José de Oliveira-
dc.creatorCalixto, Jelsoni de Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2113607821123726pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T10:48:13Z-
dc.date.available2021-08-17-
dc.date.available2021-09-09T10:48:13Z-
dc.date.issued2021-03-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13269-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de um estudo de caso vivenciado pelo autor, e visa mostrar como a rede estadual de ensino do estado do Acre conseguiu através da apropriação de seus dados ampliar a oferta e atendimento dos alunos com deficiência no período de 2011 a 2019. Com efeito, garantindo o direito constitucional às pessoas com deficiência de serem incluídos nas classes comuns e de receberem o atendimento educacional especializado. Além disso, com a organização desses dados pôde através do censo escolar garantir que o financiamento dessas matrículas fosse devidamente financiado pelo FUNDEB. A metodologia teve como base os dados do INEP, quanto a quantidade de alunos com deficiência que oficialmente estavam inseridos no censo escolar, esses dados foram cruzados com os do MDS, especificamente dos alunos beneficiários do BPC – benefício de prestação continuada e verificou-se que mais dois mil beneficiários do programa em idade escolar estavam na escola, mas, sem nenhuma deficiência assinalada. Daí, fez o mapeamento e a correção individualizada de cada cadastro. Como resultado pode-se identificar mais alunos com deficiência e com isso mais do que dobrar a quantidade de alunos identificados com necessidades educacionais especializadas na rede. Atualmente podemos garantir que os alunos com deficiência estão quase (a cada ano são identificados novas crianças público alvo da educação especial, daí a importância da sintonia funcional entre as coordenações, no caso da educação especial e do censo escolar, notadamente ações dessa envergadura só obtém sucesso com a relação Inter setorial harmoniosa) que em sua totalidade devidamente inseridos no sistema público de ensino e sendo atendidos no AEE, de acordo com suas limitações e ou potencialidades.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectAluno com deficiênciapt_BR
dc.subjectCenso escolarpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA educação especial e o censo escolar: a experiência bem-sucedida do Acrept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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