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dc.contributor.advisor1Santos , Núbia Aparecida Schaper-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3157421070865791pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ferrari, Anderson-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1349390714783997pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Maria Zelia Maia de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7228789297574984pt_BR
dc.contributor.referee2Guimarães, Daniela de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5201077923193760pt_BR
dc.creatorAlvim, Tamires Cristina dos Reis Carlos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5037057314548697pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T15:16:40Z-
dc.date.available2021-09-02-
dc.date.available2021-09-02T15:16:40Z-
dc.date.issued2021-04-30-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00173pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13259-
dc.description.abstractThis work seeks to analyze how power and care relationships between babies and teachers are constituted in a daycare center in the city of Juiz de Fora-MG. With the research, we intend to understand the pedagogical practices used by teachers in the interaction with babies in a nursery activity room. Therefore, we seek to dialogue, especially with Michel Foucault, from the perspective of power and self-care present in his writings and reflect on otherness and responsive act in Mikhail Bakhtin perspective. The qualitative research based on the historical-cultural perspective and ethnographic inspiration aims to know the reality of the nursery of the research and the relationships built between babies and teachers. The documentary analysis, the collaborative observation, and the field diary were used as methodological instruments for the development of the research. We also used reflective sessions, as a data production space, held with three nursery teachers. This choice is justified by understanding that the teachers' discursive production in the activity room of a nursery and the network of senses and meanings that are woven in the interactions with babies promote a new look for and with these subjects. The data were organized and analyzed using the Aguiar and Ozella Signification Centers (2006). The development of the research made it possible to foster reflections on themes that cross the institutional daily life: routine, time/space, material conditions of the teaching work, and other aspects of the teacher-baby interaction.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho buscou analisar como se constituem as relações de poder e cuidado entre bebês e professoras em uma creche conveniada do município de Juiz de Fora -MG. Pretendemos com a pesquisa compreender as práticas pedagógicas utilizadas pelas professoras na interação com os bebês de uma sala de atividades do berçário. Para tanto, buscamos dialogar especialmente com Michel Foucault, a partir da perspectiva de poder e cuidado de si presentes em seus escritos, e de refletir sobre alteridade e ato responsivo na perspectiva de Mikhail Bakhtin. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseada na perspectiva histórico-cultural e de inspiração etnográfica, visou conhecer a realidade do berçário pesquisado e as relações construídas entre bebês e professoras. Como instrumentos metodológicos para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizados a análise documental, a observação colaborativa e o diário de campo. Recorremos também às sessões reflexivas, como espaço de produção de dados, realizadas com três professoras do berçário. Tal escolha se justifica por compreender que a produção discursiva das professoras da sala de atividades de um berçário e a rede de sentidos e significados que se tecem nas interações com os bebês promovem um novo olhar para e com esses sujeitos. Os dados foram organizados e analisados a partir dos Núcleos de Significação de Aguiar e Ozella (2006). O desenvolvimento da pesquisa possibilitou fomentar reflexões sobre temas que atravessam o cotidiano institucional: rotina, tempo/espaço, condições materiais do trabalho docente e outros aspectos da interação professoras-bebês.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectCuidadopt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPowerpt_BR
dc.subjectCautionpt_BR
dc.subjectNurserypt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleTecendo relações sobre as perspectivas de poder e cuidado: o que dizem as professoras de uma creche conveniada do município de Juiz de Fora/MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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