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dc.contributor.advisor1Borges, Eliane Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3647402438436233pt_BR
dc.contributor.referee1Quiossa, Amanda Sangy-
dc.contributor.referee2Santos, Mayanna Auxiliadora Martins-
dc.creatorCosta, Fredson Souza da-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T14:09:45Z-
dc.date.available2021-08-17-
dc.date.available2021-09-02T14:09:45Z-
dc.date.issued2021-03-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13247-
dc.description.abstractSchool effectiveness is an area of educational research that aims to identify intra- or extra-school factors that may influence students' educational performance. The studies developed in this area have shown promising results that contribute to the improvement of public educational policies, since it allows direct action on the most relevant variables of the school's pedagogical and / or administrative processes. In this context, the present work proposes to investigate the influence of the Level of Complexity of School Management indicator on the performance in Portuguese Language of the 1st grade of high school in the state schools of Amazonas, measured by the Educational Performance Assessment System of Amazonas - SADEAM. This indicator is calculated by the National Institute of Educational Studies and Research (Inep) and takes into account the variability of stages and shifts in the composition of the school's enrollment. Analysis of the data considered in the survey revealed that these factors did not significantly reduce the overall average proficiency of schools that have high levels of management complexity. In addition, it was noted that schools located in the rural area started to have higher levels of proficiency as the level of management complexity increased. One of the probable justifications is the fact that more complex schools (which offer elementary and high school education) can intervene at any stage of the student's school path, allowing the formulation of more efficient pedagogical strategies for the recovery of learning, which explains, to a large extent , good performance results from these schools. In this way, the inferences obtained by the analysis of the results are opposed to the various literature that deal with school effectiveness and, therefore, there was a need for more in-depth research that can corroborate or refute them.pt_BR
dc.description.resumoA eficácia escolar é uma área da pesquisa educacional que visa identificar fatores intra ou extraescolares que possam influenciar o desempenho educacional dos estudantes. Os estudos desenvolvidos nesta área têm mostrado resultados promissores que contribuem para a melhoria das políticas públicas educacionais, uma vez que possibilitam a atuação direta nas variáveis mais relevantes dos processos pedagógicos e/ou administrativos da escola. Nesse contexto, o presente trabalho se propõe a investigar a influência do Nível de Complexidade da Gestão Escolar – indicador calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e que leva em consideração a variabilidade de modalidades, etapas e turnos na composição da matrícula da escola – no desempenho em Língua Portuguesa de alunos da 1ª série do ensino médio das escolas estaduais amazonenses, aferidos pelo Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM). As análises descritivas dos dados revelaram que não houve redução significativa da proficiência média das escolas que possuem elevados níveis de complexidade da gestão. Além disso, notou-se que escolas localizadas em zonas rurais passaram a ter valores mais elevados de proficiência à medida que se aumentou o nível de complexidade da gestão. Uma das prováveis justificativas é o fato de escolas mais complexas (que ofertam atendimento de ensino fundamental e médio) poderem intervir em qualquer etapa do percurso escolar dos alunos, favorecendo a formulação de estratégias pedagógicas mais eficientes de recuperação do aprendizado, o que implica em resultados de desempenho mais positivos. Dessa forma, as inferências obtidas acabaram se contrapondo a diversas literaturas que versam sobre eficácia escolar e, por conseguinte, constatou-se a necessidade de pesquisas mais aprofundadas que possam corroborá-las ou refutá-las.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEficácia escolarpt_BR
dc.subjectFatores contextuaispt_BR
dc.subjectEducational assessmentpt_BR
dc.subjectSchool effectivenesspt_BR
dc.subjectContextual factorspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleInfluência da complexidade da gestão escolar no desempenho em língua portuguesa de estudantes da 1ª série do ensino médio das escolas estaduais do Amazonaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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