https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13242
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
farleycorreiasardinha.pdf | PDF/A | 1.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Borges, Eliane Medeiros | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3647402438436233 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cunha, Priscila Campos | - |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Patricia Rafaela Otoni | - |
dc.creator | Sardinha, Farley Correia | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0735211662669330 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-02T13:56:00Z | - |
dc.date.available | 2021-08-17 | - |
dc.date.available | 2021-09-02T13:56:00Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13242 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo mapear o desempenho dos alunos do ensino médio no componente curricular Física da rede pública estadual do Espírito Santo que participaram das avaliações do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo - PAEBES. Para atingir esse objetivo, foi realizado um estudo investigativo a partir dos dados de desempenho nas avaliações de Física, aplicadas nos anos ímpares do período de 2011 a 2019, para alunos da 3ª série do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino. Buscou-se verificar se o desempenho dos alunos apresentaria um padrão de proficiência a nível estadual, aquém do esperado, de acordo com o estabelecido pelo PAEBES. A partir da análise dos dados foi possível verificar que, apesar de o padrão de desempenho da rede ainda estar no nível “básico”, a proficiência média da rede vem aumentando ao longo dos anos. No entanto, também foi verificado um aumento no desvio padrão dessa proficiência, implicando em um aumento na heterogeneidade do público participante das avaliações em análise. Essa última constatação, por sua vez, foi associada a sinais de melhoria no desempenho dos alunos, identificados nos resultados pelo consistente aumento do percentual de alunos nos níveis mais elevados dos padrões de desempenho. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Avaliação em larga escala | pt_BR |
dc.subject | PAEBES | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | A Física como componente curricular do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo: uma análise do desempenho dos alunos da rede pública estadual no período de 2011 a 2019 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License