Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13213
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
aureasergiaoliveiraprado.pdfPDF/A1.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372700780542200pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Rita de Cássia de Freitas-
dc.contributor.referee2Silva, Renata de Lourdes Miguel da-
dc.creatorPrado, Áurea Sérgia Oliveira-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T11:14:59Z-
dc.date.available2021-08-13-
dc.date.available2021-09-02T11:14:59Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13213-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho refere-se à Análise do nível de Proficiência em Língua Portuguesa e em Matemática dos alunos do 5º ano do ensino fundamental da Rede Estadual de Educação de Sergipe. Para tanto, será analisado o domínio em resolução de problemas e os níveis de proficiência leitora dos alunos que participaram das provas de Língua Portuguesa e Matemática do Saeb 2019. A pesquisa se baseia na observação das alterações dos níveis de proficiência apresentados nas duas escalas de conhecimento analisadas, em relação às médias alcançados pelos estudantes. A análise se estenderá ao perfil dos professores que atuam nessa etapa e ano de ensino, uma vez que os resultados estão relacionados ao processo de ensino-aprendizagem do qual eles fazem parte, visando a uma proposta de intervenção pedagógica. As fontes de dados para o estudo são os resultados das Avaliações Externas de Língua Portuguesa e Matemática – SAEB 2019, realizadas de forma censitária nos 5º anos do ensino fundamental da Rede de Ensino do Estado de Sergipe e o principal instrumento de análise utilizado é o Boletim da Escola – Resultados Inep/ Saeb, na etapa dos anos iniciais do ensino fundamental da Educação Básica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectSergipept_BR
dc.subjectIntervenção Pedagógicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleAnálise do nível de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Educação de Sergipe como subsídio para uma proposta de intervenção pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons