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dc.contributor.advisor1Rocha, Enilce do Carmo Albergaria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6909251671987785pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra-Perez, Carolina dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1222694716511355pt_BR
dc.contributor.referee2Thomaz, Fernanda do Nascimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1021841535569446pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Tânia Maria de Araújo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8280794437858524pt_BR
dc.contributor.referee4Oliveira, Maria Antônia de Jesus-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorSilva, Érica Luciana de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1154463210710485pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-31T13:02:18Z-
dc.date.available2021-08-26-
dc.date.available2021-08-31T13:02:18Z-
dc.date.issued2021-04-12-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00042pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13198-
dc.description.abstractThe current paper addresses a study on two of Paulina Chiziane's novels: The happy partridge's song (O alegre canto da perdiz) and Winds of the apocalypse (Ventos do apocalipse). This research is based on the theory that Chiziane's work, when it brings to the center condition of woman, is based on the idea of a literary canon when it brings to the center of its novels the voice of those who were silenced and invisible, firstly by colonial power Portuguese and, then, by the patriarchal structure, especially in southern Mozambique, which was legitimized and encouraged by colonial domination. In this way, the author demonstrates, through her texts, her competence to present other unknown Africas, both by the Western world and by the Mozambican patriarchal world itself, and to problematize each of the spaces in which they are situated. To justify this statement, we searched for elements that distinguished the work of the writer Mrs. Chiziane form the other Mozambican writers. The conclusion in that Paulina Chiziane uses her writing, which is a space of power, to reverberate the voices of countless Mozambican women. The narratives carry with them the pains and reflections of women who, for centuries, have been ignored and silenced by Mozambican patriarchal society. This how The happy partridge’s son (O alegre canto da perdiz) tells the history of Mozambique under colonial domination, but reread by the feminine point fo view. In Winds of the apocalypse (Ventos do apocalypse) it happens the same rereading, but now it takes place on the conflicts triggered off by the civil war that razed the country after the process of independence. In addition to the aspects mentioned, this research aims to constitute a work in the field of African Literature, which contributes to the implementation of Federal Law 10.639/03 in Brazilian education, since there is still a lack of academic papers that address such studies.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é um estudo sobre dois romances de Paulina Chiziane: O alegre canto da perdiz (2010) e Ventos do apocalipse (1999). Esta pesquisa se fundamenta na tese de que a obra de Chiziane, ao falar de mulher e como mulher, esgaça a ideia de cânone literário quando traz para o centro de seus romances a voz daquelas que foram silenciadas e invisibilizadas, primeiramente pelo poder colonial português e, na sequência, pela estrutura patriarcal, especialmente do sul de Moçambique, lugar onde essa estrutura foi legitimada e incentivada pela dominação colonial. Dessa forma, a autora demonstra, através de seus textos, sua competência em apresentar outras Áfricas desconhecidas, tanto pelo mundo ocidental, quanto pelo próprio mundo patriarcal moçambicano, e problematiza cada um dos espaços em que elas se inserem. Para justificar tal afirmação, buscaram-se elementos que distinguissem a obra da referida autora das demais escritoras moçambicanas. A conclusão depreendida é que Paulina Chiziane utiliza sua escrita, que é um espaço de poder, para reverberar as vozes das inúmeras mulheres moçambicanas. As narrativas carregam consigo as dores e reflexões femininas que, por séculos, foram ignoradas e silenciadas pela sociedade patriarcal moçambicana. É assim que O alegre canto da perdiz traz a história de Moçambique sob a dominação colonial, mas relida pelo olhar feminino. Em Ventos do apocalipse a mesma releitura acontece, mas agora ela se dá sobre os conflitos desencadeados pela guerra civil que assolou o país após o processo de independência. Além dos aspectos citados, esta pesquisa pretende se constituir como um trabalho no campo das Literaturas Africanas, capaz de contribuir para implementação da Lei Federal 10.639/03 no ensino brasileiro, visto que ainda há carência de trabalhos acadêmicos que abordem tais estudos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura moçambicanapt_BR
dc.subjectAutoria femininapt_BR
dc.subjectFeminismo negro africanopt_BR
dc.subjectColonialismopt_BR
dc.subjectMozambican literaturept_BR
dc.subjectFemale authorshippt_BR
dc.subjectAfrican black feminismpt_BR
dc.subjectColonialismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleDas margens do rio Licungo aos ventos do apocalipse. Vinde todos escutar o novo canto: a sociedade moçambicana sob o prisma da mulher na escrita de Paulina Chizianept_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



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