Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13190
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
abimaelfernandomoreira.pdfPDF/A1.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4199390197375366pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Tiago Favero de-
dc.contributor.referee2Goulart, Janaina Moreira de Oliveira-
dc.creatorMoreira, Abimael Fernando-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6660726220109559pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-27T13:45:05Z-
dc.date.available2021-08-27-
dc.date.available2021-08-27T13:45:05Z-
dc.date.issued2021-03-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13190-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoNeste artigo apresenta-se uma análise multivariada do tipo regressão múltipla envolvendo as características das escolas paranaenses e as proficiências médias do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP) referente ao 9.º ano do ensino fundamental na disciplina de Matemática. Na metodologia, faz-se o uso de uma base de dados, um software, conceitos da estatística descritiva e da análise multivariada do tipo regressão múltipla para realizar em um único ambiente as funções de organização, tratamento, manipulação, execução de cálculos e análise de dados e informações. Para alocar os dados e informações utiliza-se do arquivo nomeado de Tratamento de Dados SAEP_PR 2012_2019, cujo arranjo distribui-se em treze abas nomeadas de acordo com as informações pesquisadas. Acerca dos resultados, opta-se pela descrição das abas e dos principais resultados aferidos após análise dos dados, direcionando-se maior ênfase para atender aos objetivos principal e específicos, tais como: analisar as proficiências médias das escolas da rede de ensino do Paraná, identificar as características das escolas quanto a infraestrutura material, tecnológica e pedagógica, sistematizar as possibilidades de análise numérica e pedagógicas pelo uso da estatística descritiva e, especialmente, na análise multivariada do tipo regressão múltipla. Nas conclusões apresentam-se as possibilidades futuras a que o artigo remete, como, por exemplo, a continuidade e o aprofundamento da pesquisa a partir da retomada em relação aos temas tratados e da integração com outros que estejam vinculados e possam contribuir sobremaneira com a área da Educação.pt_BR
dc.description.sponsorship-pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise multivariadapt_BR
dc.subjectRegressão múltiplapt_BR
dc.subjectProficiência médiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleUma análise multivariada envolvendo as características das escolas paranaenses e as proficiências médias do SAEP no 9.º ano do ensino fundamental na disciplina de Matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons