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dc.contributor.advisor1Alcântara , Edna Rezende Silveira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708756H3pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha e Melo, Manuel Fernando Palácios da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Lina Kátia Mesquita de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708794A7pt_BR
dc.creatorBarros, Fernando Rafael Casado de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-05-02T01:19:16Z-
dc.date.available2016-04-29-
dc.date.available2016-05-02T01:19:16Z-
dc.date.issued2014-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1318-
dc.description.abstractThis paper aims to propose a support tool for the management of a public school in Rio de Janeiro with a focus on teacher performance. This is a professional assessment tool, developed by Rezende (2012), based on competency management models (FRIOZI, 2009) and guided by Perrenoud (2000). The justification for this proposal is linked to the challenges that the current management team has faced with regard to administrative and pedagogical aspects, due to a history lived by the school. In 2005, there was the replacement of the Principal on the basis of a new nomination process implemented by the State of Rio de Janeiro. This new fashion statement changed the naming system and dismissal of school principals. The new principal has appointed a management team consisting of a principal and a secretary, and sought to renew the team of teachers, which occurred gradually and indirect administrative actions, such as: change and adjustment of working hours, redistribution of tasks of the diverted teachers with their respective homing function and no opposition to those who wished to relocation and increased agility assessment of retirement processes for which they were entitled. So there were several substitutions and the current management team is renewed. In this new scenario, and understanding the importance of teacher performance assessment for teaching-learning process and school management, we seek to establish a criterion to be able to measure, evaluate and provide transparency to teaching. This study was conducted in the light of managerial concepts in vogue in the public administration of education, especially at the regional level, the State of Rio de Janeiro. Data from professional assessment tool, in the form of a questionnaire given to the teachers themselves, the student and the management team, will serve as a reference for the school management to evaluate the work of teachers and create an alignment of teaching and administrative practice .pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo de propor uma ferramenta de auxílio à gestão de uma escola estadual do Rio de Janeiro com enfoque no desempenho docente. Trata-se de um instrumento de avaliação profissional, elaborado por Rezende (2012), com base em modelos de gestão por competências (FRIOZI, 2009) e pautadas em Perrenoud (2000). A justificativa para tal proposta está atrelada aos desafios que a atual equipe gestora tem enfretado no que se refere aos aspectos administrativo-pedagógicos, em virtude de um histórico vivenciado pela escola. Em 2005, houve a substituição da diretora geral em função de um novo processo de indicação implementado pelo Estado do Rio de Janeiro. Esta nova forma de indicação alterou o sistema de nomeação e exoneração dos diretores escolares. A nova diretora nomeou uma equipe gestora, composta por um diretor adjunto e uma secretária, e procurou renovar a equipe de docentes, o que ocorreu de forma gradativa e por ações administrativas indiretas, dentre elas: alteração e ajuste do horário de trabalho, redistribuição das tarefas dos professores desviados com seu respectivo retorno à função de origem e a não oposição para aqueles que desejaram a relotação e aumento na agilidade de autuação dos processos de aposentadoria para os que tinham o direito. Assim ocorreram diversas substituições e a equipe da atual gestão encontra-se renovada. Nesse novo cenário, e entendendo a importância da avaliação do desempenho docente para o processo ensino-aprendizagem e para a gestão escolar, busca-se estabelecer um critério que seja capaz de medir, avaliar e conferir transparência ao trabalho docente. O presente estudo foi realizado à luz de conceitos gerenciais em voga na gestão pública da Educação, especialmente na esfera regional, do Estado do Rio de Janeiro. Os dados resultantes do instrumento de avaliação profissional, sob a forma de questionário direcionado ao próprio docente, ao aluno e à equipe gestora, servirão de referência para que a gestão da escola possa avaliar o trabalho do docente e criar um alinhamento da prática pedagógico-administrativa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação de desempenho profissionalpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectProfessional performance evaluationpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAvaliação de desempenho profissional produzido pela equipe gestora de uma escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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