Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13185
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
evellinsenacruz.pdfPDF/A679.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
evellinsenacruz-produtoeducacional.pdf566.17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Maria Cristina Araújo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7741687012644966pt_BR
dc.contributor.referee1Bertini, Luciane de Fátima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7741687012644966pt_BR
dc.contributor.referee2Matos, José Manuel Leonardo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7887152450745939pt_BR
dc.creatorCruz, Evellin Sena-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0266526118785430pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-24T12:34:45Z-
dc.date.available2021-08-24-
dc.date.available2021-08-24T12:34:45Z-
dc.date.issued2021-07-05-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00162pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13185-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the presence of knowledge involved in the practice of early grade teachers in the 1930s. Through the analysis of didactic manuals for primary school teachers, we seek to answer the following question: which knowledge to teach geometry was systematized in didactic manuals aimed at primary school teachers in the 1930s? For the theoretical-methodological discussion, we base ourselves on Cultural History and on theorizing about knowledge for teach and to teach. Four didactic manuals from the 1930s were analyzed, two of which were published by the same author, Miguel Milano, one by Miguel Aguayo and one by the spanish Margaritha Comas. In conclusion, the identified knowledge to teach geometry have prioritized the study of geometric shapes and measures, mainly through observation, but also through experimentation and exploration of everyday situations, starting from the three-dimensional and going to the two-dimensional. Therefore, the educational product arising from this dissertation consists of a proposal for a mini-course entitled “Teaching Geometry: an analysis of the past to reflect on the present”. The proposal is to confront, in terms of permanence (or inheritance), activities for the teaching of geometry proposed in New School times and nowadays.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar a presença dos saberes envolvidos na prática dos professores das séries iniciais na década de 1930. Por meio da análise de manuais didáticos para professores do ensino primário, buscamos responder à seguinte questão: quais saberes para ensinar geometria estiveram sistematizados em manuais didáticos direcionados aos professores do ensino primário na década de 1930? Para a discussão teórico-metodológica, nos fundamentamos na História Cultural e na teorização sobre saberes a ensinar e para ensinar. Foram analisados quatro manuais didáticos da década de 1930, sendo dois manuais publicados pelo mesmo autor, Miguel Milano, um de autoria de Miguel Aguayo e um manual escrito pela espanhola Margaritha Comas. Em conclusão, os saberes para ensinar geometria identificados priorizavam o estudo das formas geométricas e das medidas, sobretudo pela observação, mas também por meio de experimentação e exploração de situações cotidianas, partindo do tridimensional e indo para o bidimensional. Diante disso, o produto educacional decorrente desta dissertação consiste numa proposta de minicurso intitulado “Ensino de geometria: uma análise do passado para refletir sobre o presente”. A proposta é confrontar, em termos de permanências (ou heranças), atividades para o ensino de geometria propostas em tempos escolanovistas e na atualidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectHistória da educação matemáticapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectSaberes para ensinarpt_BR
dc.subjectManuais didáticospt_BR
dc.subjectEscola Novapt_BR
dc.subjectHistory of mathematical educationpt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectKnowledge to teachpt_BR
dc.subjectDidactic manualspt_BR
dc.subjectNew Schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleSaberes para ensinar geometria: manuais didáticos para ensinar matemática na década de 1930pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons