Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13164
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pascalegoncalvesmassena.pdfPDF/A973.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ramos, Andreia Aparecida de Miranda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491622331335050pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Fátima Antero Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4194885068583094pt_BR
dc.contributor.referee2Ezequiel, Oscarina da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0533301924490155pt_BR
dc.creatorMassena, Pascale Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6042641622995947pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-17T13:01:19Z-
dc.date.available2021-08-17-
dc.date.available2021-08-17T13:01:19Z-
dc.date.issued2021-05-27-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00149pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13164-
dc.description.abstractThe concern, in the Brazilian reality, to promote medical education that is adequate to the real needs of the population has been going on since the 19th century. A transition from the hospital-centered teaching model to a patientcentered format and in Primary Health Care needs to occur not only in the curricula of medical schools, but also in the change of thinking of everyone involved: professors, students, coordinators, and managers of the SUS. This study sought to analyze the perception of students and preceptors of a medical course in the Zona da Mata Mineira on the application of skills proposed by the 2014 National Curriculum Guidelines (DCN / 2014), in practical activities carried out in the Primary Care setting for Health. Questionnaires were structured using Google Forms, and the data were compiled into Microsoft's Excel program and transported using the SPSS.25 program. After applying the instrument, three focus groups were carried out with this student and one with preceptors. The participants of the groups were chosen randomly, to represent each period of the course and it was composed, each one, by eight members. The Bardin technique was used to organize the focus group data for further analysis. A total of 237 students (71.6%) and 19 (70.4%) tutors answered the questionnaire. In the perception of students and tutors, practices in Primary Health Care contribute to the recognition of the social determination of the health-disease process, to the understanding of the demand for multidisciplinary and interprofessional work between health teams, prepare the student to work in Care Basic and allows the attributes of the SUS to be experienced during the training period. However, the permanence of the student in primary care did not contribute to promote the intention of the sample students to specialize in Family and Community Medicine.pt_BR
dc.description.resumoA preocupação, na realidade brasileira, em promover um ensino médico adequado às reais necessidades da população ocorre desde o século XIX. A transição do modelo hospitalocêntrico de ensino para um formato centrado no paciente e na Atenção Primária à Saúde precisa ocorrer não apenas nos currículos das escolas médicas, mas também na mudança de pensamento de todos envolvidos: docentes, discentes, coordenadores e gestores do SUS. O presente estudo buscou analisar a percepção de estudantes e preceptores de um curso de medicina da Zona da Mata Mineira sobre a aplicação das competências propostas pela Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014(DCN/2014), nas atividades práticas realizadas no cenário da Atenção Primária à Saúde. Foram aplicados questionários estruturados por meio do Google Forms, sendo os dados compilados para o programa Excel da Microsoft e analisados pelo programa SPSS.25. Após aplicação deste instrumento foram realizados três grupos focais com estudantes e um com preceptores. Os participantes dos grupos foram escolhidos aleatoriamente, de forma a representar cada período do curso e foi composto, cada um, por oito integrantes. Foi utilizada a Técnica de Bardin para organização dos dados dos grupos focais para sua posterior análise. Um total de 237 estudantes (71,6%) e 19 (70,4%) preceptores responderam ao questionário. Na percepção dos alunos e preceptores, as práticas na Atenção Primária à Saúde contribuem para o reconhecimento da determinação social do processo saúde-doença, para a compreensão da relevância do trabalho multiprofissional e interprofissional entre as equipes de saúde, preparam o estudante para trabalhar na Atenção Básica e permite que os atributos dos SUS sejam vivenciados durante o período de formação. No entanto, a permanência do estudante na atenção básica não contribuiu para promover a intenção dos estudantes da amostra em se especializar em Medicina de Família e Comunidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaude)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação médicapt_BR
dc.subjectDCNpt_BR
dc.subjectAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.subjectMedical trainingpt_BR
dc.subjectPrimary Health Carept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleFormação médica e cenários da APS: percepção dos estudantes e preceptores do curso de medicinapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE/ MPSF)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons