Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13126
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
joaopaulodesouzajacob.pdfPDF/A5.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cristofaro, Ricardo De-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1919979092366737pt_BR
dc.contributor.referee1Zago, Renata-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Silva , Cláudia Maria França da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3462886315780014pt_BR
dc.creatorJacob, João Paulo de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568591383088572pt_BR
dc.date.accessioned2021-08-05T11:22:12Z-
dc.date.available2021-08-05-
dc.date.available2021-08-05T11:22:12Z-
dc.date.issued2021-07-21-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00132pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13126-
dc.description.abstractThis work deals with the construction of the “place” in art, based on a work by the Lebanese artist Akram Zaatari, who delivers, in the title, the motto and methodology of his approach: Beirut Exploded Views. In this study, which is also crossed by the researcher's memories, we intend to discuss the methodological and poetic path taken by Zaatari, relating it to the paths and works of other artists aimed at reflecting on the “place”, in its varied contexts and approaches. The research is divided into five chapters, including the author's encounter with the subject and artist, the exploration of Zaatari's methodology and the relevance, for the construction of the “place”, of its spatial, temporal, mnemonic and fictional layers.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata da construção do lugar na arte, partindo de uma obra do artista libanês Akram Zaatari, que entrega, no título, o mote e a metodologia de sua abordagem: Beirut Exploded Views. Neste estudo, que também é atravessado por memórias do pesquisador, pretendemos discutir o caminho metodológico e poético percorrido por Zaatari, relacionandoo com os percursos e trabalhos de outros artistas direcionados à reflexão sobre o lugar, em seus variados contextos e abordagens. A pesquisa é dividida em cinco capítulos, passando pelo encontro do autor com a temática e artista, a exploração da metodologia de Zaatari e a relevância, para a construção do lugar, de suas camadas espaciais, temporais, mnemônicas e ficcionais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectAkram Zaataript_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectLugarpt_BR
dc.subjectContemporary artpt_BR
dc.subjectAkram Zaataript_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectPlacept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleO lugar entre tantos: Akram Zaatari, memórias e experiênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons