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dc.contributor.advisor1Alves, Alesandra Maia Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Miriam-
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Luciana-
dc.contributor.referee2Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorHenrique, Wana Sara Cavalcante-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-07-27T12:16:59Z-
dc.date.available2021-07-27-
dc.date.available2021-07-27T12:16:59Z-
dc.date.issued2021-05-05-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00111pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13102-
dc.description.abstractThe present work was developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center of Public Policies and Evaluation of education at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The study aimed to analyze how school managers understand how literacy policies implemented in the municipal network of Teresina. We assume as a hypothesis that there is a misunderstanding on the part of the principals about literacy policy cycle of the network. To verify this aspect, we use as evidence the monitoring of the literacy process carried out through the SIGA-SEMEC system that takes into account information about the students' writing and reading level. Based on these data, we applied a questionnaire having as a cutout the schools of the Teresina municipal network located in the North Zone, to verify the managers' understanding about literacy policies and their monitoring and follow-up processes. The data were analyzed in the light of the theoretical framework composed by authors such as Magda Soares (2003, 2006, 2016), Paulo Freire (1987), Emília Ferreiro (1979, 1985), Lemle (1994), Morttati (2013), João Batista Araújo and Oliveira (2004) and, as a theoretical subsidy to provide monitoring analysis, Januzzi (2009) and Sousa (2013), who discuss literacy meanings, literacy policies and programs in conjunction with elements of public policy monitoring. The research data pointed out that there are, on the part of the directors, difficulties in understanding the policy, insecurities in the use of the SIGA-SEMEC system and doubts in the classification of students by reading and writing levels, as well as divergence from teachers, which leads them to resort to the assistance of the superintendents. Looking for ways to alleviate this issue, we proposed an action plan related to the training of managers in aspects concerning literacy through continuous training.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O estudo se propôs a analisar como os gestores escolares compreendem as políticas de alfabetização implementadas na rede municipal de Teresina. Assumimos como hipótese que existe uma incompreensão, por parte dos diretores sobre o ciclo de políticas de alfabetização da rede. Para verificarmos esse aspecto, utilizamos como evidências o monitoramento do processo de alfabetização realizado por meio do sistema SIGA-SEMEC que leva em consideração informações sobre o nível de escrita e leitura dos alunos. A partir desses dados, aplicamos um questionário, tendo como recorte as escolas da rede municipal de Teresina localizadas na Zona Norte, para verificar a compreensão dos gestores sobre as políticas de alfabetização e os seus processos de monitoramento e acompanhamento. Os dados foram analisados à luz do referencial teórico composto por autores como Magda Soares (2003, 2006, 2016), Paulo Freire (1987), Emília Ferreiro (1979, 1985), Lemle (1994), Morttati (2013), João Batista Araújo e Oliveira (2004) e, como subsidio teórico para proporcionar a análise do monitoramento, Januzzi (2009) e Sousa (2013) que discutem sentidos de alfabetização, políticas e programas de alfabetização em conjunto com elementos de monitoramento das políticas públicas. Os dados da pesquisa apontaram que existem, por parte dos diretores, dificuldades na compreensão da política, inseguranças na utilização do sistema SIGA-SEMEC e dúvidas na classificação dos alunos por níveis de leitura e escrita, assim como divergência dos professores, o que os leva a recorrer ao auxílio das superintendentes. Buscando meios de amenizar essa questão, propusemos um plano de ação relacionado à capacitação de gestores nos aspectos concernentes à alfabetização por intermédio de formações continuadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectMonitoramento de políticaspt_BR
dc.subjectFormação de gestorespt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectPolicy monitoringpt_BR
dc.subjectManagers trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA política de alfabetização na rede municipal de Teresina: limites e possibilidades na atuação dos gestorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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