https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13082
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mariliavillanovarodrigues.pdf | PDF/A | 557.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | López, Maximiliano Valério | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2197417747163841 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pinto, Tarcísio Jorge Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6249756724489117 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carvalho, José Sérgio Fonseca de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6141549894093159 | pt_BR |
dc.creator | Rodrigues, Marilia Villanova | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5322404741315562 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T17:56:48Z | - |
dc.date.available | 2021-07-13 | - |
dc.date.available | 2021-07-14T17:56:48Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-02 | - |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00099 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13082 | - |
dc.description.abstract | We live in a society where our relationship with the world, with things and with people, is exercised on a level of utility and self-promotion. We want to dominate and consume everything. There is an endless supply of advertisements and stimuli to produce and consume more and more. We have become hyperactive and hyperconsumed society. This destroys one of the main human faculties, attention. The school is the place where what is generated in primacy is attention. The study is an activity of attention to something, where we try to listen to it, instead of consuming it. The school can be an alternative place to recurrent utilitarianism, consumption, and self-promotion. For this, I intend to think of school as a place separate from working time, that is, a place of free time. And from that, think of an education that allows us to live more fully. | pt_BR |
dc.description.resumo | Vivemos em uma sociedade onde nossa relação com o mundo, com as coisas e com as pessoas, se exerce em um nível de utilidade e autopromoção. A tudo queremos dominar e consumir. Há uma oferta incessante de propagandas e estímulos para produzirmos e consumirmos cada vez mais. Nos tornamos uma sociedade hiperativa e hiperconsumista. Isso destrói uma das principais faculdades humanas, a atenção. A escola é o lugar onde o que se gera em primazia, é atenção. O estudo é uma atividade de atenção a alguma coisa, onde procuramos ouvi-la, ao invés de consumi-la. A escola pode ser um lugar alternativo ao utilitarismo, consumo e autopromoção recorrentes. Para tal, pretendo pensar a escola como um lugar separado do tempo do trabalho, ou seja, um lugar do tempo livre. E, a partir disso, pensar uma educação que nos possibilite viver mais plenamente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Crise temporal | pt_BR |
dc.subject | Sociedade do cansaço | pt_BR |
dc.subject | Vida contemplativa, | pt_BR |
dc.subject | Filosofia da educação | pt_BR |
dc.subject | Forma-escola | pt_BR |
dc.subject | Temporary crisis | pt_BR |
dc.subject | Society of fatigue | pt_BR |
dc.subject | Contemplative life | pt_BR |
dc.subject | Philosophy of education | pt_BR |
dc.subject | School form | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A forma da escola: um exercício de atenção | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License