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dc.contributor.advisor1Alves, Luiz Henrique Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5741133636261219pt_BR
dc.contributor.referee1Pagotto, Carlos Renato-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6779742973524767pt_BR
dc.contributor.referee2Duarte, Vinicius da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5060528249169168pt_BR
dc.creatorSilva, Ânderson Luís De Gouvêa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6661854188221538pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-30T18:39:33Z-
dc.date.available2021-06-10-
dc.date.available2021-06-30T18:39:33Z-
dc.date.issued2021-03-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13020-
dc.description.abstractWith the opening of the market and the increasingly competitiveness between companies and the necessity to adapt to the external environment, words such as technological innovation, quality, guarantee of sustainability and motivational climate management are more and more necessary for growth and financial stability. Therefore, this completion of course essay will show the application of the telematics, the monitoring and the processes managed with the coming of this large project applied to the urban public transportation in the city of Juiz de Fora, thus having greater operational management and consequently a higher waste reduction. The fleet monitoring, when installed a tracker in an urban bus fleet, consists of: remotely obtaining instantaneous driver data in different locations. The idea is that the device would through the emission of audible signals, instruct the operation of the vehicles drivers, so that, we can have a reduction in the waste of fuel applied, and a longer components life cycle, also providing an ideal and safe driving for the driver and his / her aggregates. This management methodology is obtained through the extraction and data transformation from the CAN bus (Controller Area Network), where it is possible to manage indicators, such as speed, rpm, use of the clutch pedal, use of the accelerator, braking and sudden accelerations among other variables that directly influence the quality of public transportation. Technical and practical trainings were carried out, practices of feedback to operators, field work inspection and monitoring of lines / itineraries and leadership control were also adopted, aiming at the reduction of excessively stopped vehicles. According to diverse analysis and direction of the action line, the company was able to obtain in less than six months of work, a significant monthly reduction in fuel consumption, reaching values over 10% of reduction.pt_BR
dc.description.resumoCom a abertura do mercado e a competitividade cada vez mais forte entre as empresas e a necessidade de se adaptar ao ambiente externo, palavras como inovação tecnológica, qualidade, garantia de sustentabilidade e gestão de clima motivacional se mostram cada vez mais necessárias para o crescimento e estabilidade financeira. Diante disso, esse trabalho mostrará a aplicação da telemetria, o monitoramento e os processos geridos com a chegada desse grande projeto aplicado no transporte coletivo urbano da cidade de Juiz de Fora, possuindo assim uma maior gestão operacional e consequentemente uma maior redução de desperdícios. O monitoramento de frota, perante a instalação de um rastreador em uma frota de ônibus urbano, consiste em, de maneira remota obter dados instantâneos do condutor nas diversas localidades. A ideia é que o aparelho consiga através de emissão de sinais sonoros, instruir a operação dos condutores dos veículos, de modo que, consigamos ter uma redução de desperdícios de combustível aplicado, e uma maior vida útil de componentes, propiciando também uma condução ideal e segura para o motorista e seus agregados. Essa metodologia de gestão é obtida através da extração e transformação de dados do barramento CAN (Controller Area Network ou Área de Controle da Rede, em português), onde é possível gerir indicadores, tais como: velocidade, rpm, uso do pedal de embreagem, uso do acelerador, frenagens e acelerações bruscas entre outras variáveis que influem diretamente na qualidade do transporte coletivo. Foram realizados treinamentos técnicos e práticos, adotou-se também práticas de feedbacks aos operadores, trabalho de inspetoria em campo, acompanhamento em linhas/itinerários e blitz de liderança visando a redução de veículos ligados parados em modo excessivo. Perante diversas análises e direcionamento da linha de ação, a empresa obteve em pouco menos de seis meses de trabalho, uma redução significativa mensal no consumo de combustível, chegando a valores superiores a 10% de redução.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTelemetriapt_BR
dc.subjectRedes CANpt_BR
dc.subjectMonitoramentopt_BR
dc.subjectTelematicspt_BR
dc.subjectController area networkpt_BR
dc.subjectMonitoringpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.titleProcesso de inovação no transporte, telemetria aplicada: implementação do sistema rastreador para uma frota de ônibus urbanopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Mecânica - TCC Graduação



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