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dc.contributor.advisor1Lopes, Vitor Mainenti Leal-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6057454888889576pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bastos, Flávia de Souza-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4695699230584970pt_BR
dc.contributor.referee1Scari, Alexandre da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3174658439791409pt_BR
dc.creatorNascimento, Keven Bello do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5052901095411680pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-24T22:59:52Z-
dc.date.available2021-06-09-
dc.date.available2021-06-24T22:59:52Z-
dc.date.issued2019-11-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12964-
dc.description.abstractMany engineering problems involve the actuation of fluids flowing over structures. This relationship is called fluid-structural interaction (FSI). However, these problems present a high degree of complexity to obtain solutions in an analytical way, requiring the use of computer programs to obtain them. Therefore, this work seeks to perform the computational aeroelastic analysis of the wing of a small unmanned aerial vehicle (UAV) when subjected to a fluid flow, in this case the air. For this, the wing will be modeled in a simulation software based on the finite element method (Abaqus) found on studies carried out prior this work, for subsequent submission to FSI analysis.pt_BR
dc.description.resumoMuitos problemas cotidianos de engenharia envolvem a atuação de fluidos escoando sobre estruturas. A essa relação dá-se o nome de interação fluido-estrutural (IFE). No entanto, estes problemas apresentam elevado grau de complexidade para obtenção de soluções de forma analítica, requerendo a utilização de programas computacionais para obtê-las. Diante disso, este trabalho busca realizar a análise aeroelástica computacional da asa de um veículo aéreo não tripulado (VANT) de pequeno porte quando submetida ao escoamento de um fluido, no caso o ar. Para tal, a asa será modelada em um software de simulação baseado no método dos elementos finitos, o Abaqus, sustentando-se em estudos realizados anteriormente a este trabalho, para posterior submissão à análise IFE.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInteração fluido-estruturalpt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectAnálise fluidodinâmica computacionalpt_BR
dc.subjectAbaquspt_BR
dc.subjectVANTpt_BR
dc.subjectFluid structure-interactionpt_BR
dc.subjectFinite element methodpt_BR
dc.subjectComputational fluid dynamicpt_BR
dc.subjectUAVpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.titleAnálise aeroelástica da asa de um veículo aéreo não tripulado de pequeno porte por meio de simulação computacional de mecânica dos fluidos e estruturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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