Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12916
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
raqueldasilvasantosfreitas.pdfPDF/A2.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Tagliati, José Roberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, José Luiz Saldanha da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Nogueira, Giovana Trevisan-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorFreitas, Raquel da Silva Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-17T13:54:00Z-
dc.date.available2021-06-17-
dc.date.available2021-06-17T13:54:00Z-
dc.date.issued2021-03-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12916-
dc.description.abstractThe rapid scientific and technological development that is currently undergoing humanity seems to arouse a significant interest of students in matters of Physics related to these advances. Many of these themes involve Modern and Contemporary Physics (FMC); but the contents of this part of Fisica are generally, not included in the teaching plans in most schools. Given the above, the proposal in this work is to elaborate a Didactic Sequence (SD) aiming to attract students to the FMC content, addressing the Theory of Special Relativity (TRR). We seek to plan SD in order to make the study of TRR more accessible and understandable, as well as more contextualized, in the perspective of obtaining traces of a more effective learning of this content. The Didactic Sequence was planned from a cut of the concepts of referential, space and time to approach the basics concepts of TRR, such as temporal dilation, spatial contraction, the mass-energy equivalence relationship, and their correlations. The application of SD took place over seven classes for a class of the 3rd year of Youth and Adult Education (EJA). David Ausubel's Theory of Meaningful Learning was used as a theoretical framework. The proposed activities were designed to be developed in small groups, with the intention that students built their knowledge in a more dynamic and participatory, allowing a better dialogue between teaching and learning. As a data collection instrument, priority was given to the textual production of the students, in order to seek evidence of a conceptual evolution more solid and reflective. The results pointed to a picture of relative success, resulting from the exposure, discussion and verification of applications of the contentes approached, which allows us to guarantee the indication and feasibility of the teaching of TRR in basic education.pt_BR
dc.description.resumoO rápido desenvolvimento científico e tecnológico pelo qual passa atualmente a humanidade parece despertar um significativo interesse dos estudantes por assuntos da Física relacionados a esses avanços. Muitos desses temas envolvem Física Moderna e Contemporânea (FMC); porém os conteúdos dessa parte da Física geralmente não são contemplados nos planos de ensino, em grande parte das escolas. Face ao exposto, nos propusemos, neste trabalho, elaborar uma proposta de Sequência Didática (SD) visando atrair os estudantes para o conteúdo da FMC, abordando a Teoria da Relatividade Restrita (TRR). Buscamos planejar a SD com o objetivo de tornar o estudo da TRR mais acessível e compreensível, bem como numa percepção mais contextualizada, na perspectiva de se obter traços de uma aprendizagem mais efetiva desse conteúdo. A Sequência Didática foi planejada a partir de um recorte dos conceitos de referencial, espaço e tempo para a abordagem dos conceitos básicos da TRR, como a dilatação temporal, a contração espacial, a relação de equivalência massa-energia, e suas correlações. A aplicação da SD aconteceu ao longo de sete aulas para uma turma do 3º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Utilizou-se como referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. As atividades propostas foram elaboradas para serem desenvolvidas em pequenos grupos, pretendendo-se com isto que os estudantes construíssem seu conhecimento de forma mais dinâmica e participativa, permitindo um possível melhor desempenho na relação entre ensino e aprendizagem. Como instrumento de coleta de dados, priorizou-se a produção textual dos estudantes, de modo a buscar evidências de uma evolução conceitual mais sólida e reflexiva. Os resultados apontaram para um quadro de relativo sucesso, decorrente da exposição, discussão e constatação de aplicações dos conteúdos científicos abordados, o que nos permite avalizar a indicação e viabilidade do ensino da TRR no ensino básico.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica modernapt_BR
dc.subjectRelatividade restritapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectModern physicspt_BR
dc.subjectSpecial relativitypt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleUma proposta didática para o ensino de tópicos da Teoria da Relatividade Restritapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons