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dc.contributor.advisor1Ribeiro, Patrícia Nora de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778488Z4pt_BR
dc.contributor.referee1Haguenauer, Cristina Jasbinschek-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769286D9pt_BR
dc.contributor.referee2Pimenta, Sônia Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783265A0pt_BR
dc.contributor.referee3Bruno, Adriana Rocha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753894P2pt_BR
dc.contributor.referee4Sérgio Ferreira, Rogério de Souza-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707049J7pt_BR
dc.creatorSaito, Fabiano Santos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4430860Y9pt_BR
dc.date.accessioned2016-05-02T01:02:32Z-
dc.date.available2016-04-27-
dc.date.available2016-05-02T01:02:32Z-
dc.date.issued2015-05-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1290-
dc.description.abstractThis dissertation aimed at investigating the contributions of a digital reading environment for lexical learning and for lexical retention in memory, in short and long term, under an indirect lexical teaching and learning approach. For this, two digital reading environments were prepared, both built according to elearning design principles (Istrate 2009), one with hypermedia resources and another one without hypermedia resources. This experimental study was made to test the digital reading environments as teaching and learning objects for English as Foreign Language. In the theoretical field, this work try to retrieve the importance of lexical teaching and learning processes within Foreign Language (henceforth FL) learning contexts, specially, considering the role that hypermedia may enact in lexical learning through reading (Souza 2004, Braga and Souza 2007). On the theoretical grounds yet, the advantages for adopting a conexionist language approach are discussed in order to explain FL learning phenomena in digital contexts (Waring 1996, Nelson 2013). Hypermedia Information Processing models are presented (Mayer 2001, Hede 2002), as well as memory models (Baddeley 2003, McClelland et al. 1995). Methodologically, this is a quasi experimental research, that tried to control the presence and absence of hypermedia resources in FL computer mediated reading environments. The experiment was applied in a federal university from Juiz de Fora (Minas Gerais State – Brazil) to 60 voluntary participants, 30 in the experimental group, and 30 in the control group. For analysis effects, the most important data was those collected using vocabulary knowledge tests. The data were submitted to simple quantitative methods. The data analysis point out that on the short term, both reading environments turned out similar results, promoting lexical learning and lexical retention. However, the long-term results showed that the lexical retention in the experimental group was qualitatively better than the control group, this point out that hypermedia may have played some positive effects for lexical learning and lexical retention in memory.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta tese foi o de investigar as contribuições de um ambiente digital de leitura para aprendizagem lexical e para retenção dos itens lexicais na memória, a curto e a longo prazo, sob uma perspectiva de ensino lexical implícito. Foram preparados dois ambientes de leitura, de acordo com os princípios de design para elearning (ISTRATE, 2009): um com recursos hipermídia e outro sem tais recursos. Esse estudo experimental foi realizado para testar os ambientes de leitura enquanto objetos de ensino e aprendizagem de vocabulário de Inglês como Língua Estrangeira. No plano teórico, este trabalho resgata a importância dos estudos sobre ensino e aprendizagem de léxico em Língua Estrangeira (LE doravante), e em especial, o papel que a hipermídia pode desempenhar na aprendizagem de léxico através da leitura (SOUZA, 2004; BRAGA e SOUZA, 2007). Ainda no plano teórico, são discutidas as vantagens de se adotar a abordagem conexionista da linguagem para explicar os fenômenos de aprendizagem de LE em contextos digitais (WARING, 1996; NELSON, 2013). Também são apresentados modelos de processamento da informação para ambiente hipermídia (MAYER, 2001; HEDE, 2002), bem como modelos de memória (BADDELEY, 2003; MCCLELLAND et al., 1995). Metodologicamente, esta é uma pesquisa quasi experimental, em que se buscou controlar a presença e ausência de recursos hipermídia em ambientes de leitura de LE mediados por computador. O experimento foi realizado em uma universidade federal localizada em Juiz de Fora – MG – Brasil, tendo sido aplicado para um total de 60 participantes voluntários: 30 no grupo experimental e 30 no grupo controle. Para efeitos de análise, os resultados mais importantes foram aqueles obtidos nos testes de conhecimento de vocabulário. Os dados foram submetidos a métodos quantitativos simples. A análise de dados indica que a curto prazo tanto o ambiente de leitura com hipermídia quanto o ambiente sem hipermídia promovem a aprendizagem lexical dos itens lexicais testados. No entanto, os resultados a longo prazo indicam que no grupo experimental a retenção lexical foi qualitativamente melhor, o que indica que a hipermídia pode ter atuado como fator positivo para aprendizagem lexical e retenção desse léxico na memória.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInglês como língua estrangeirapt_BR
dc.subjectLeitura em ambiente hipermídiapt_BR
dc.subjectAprendizagem lexical a curto prazopt_BR
dc.subjectRetenção lexical a longo prazopt_BR
dc.subjectAbordagem implícitapt_BR
dc.subjectEnglish as foreign languagept_BR
dc.subjectReading in hypermedia environmentspt_BR
dc.subjectShort-termlexical learningpt_BR
dc.subjectLong-termlexical retentionpt_BR
dc.subjectIndirect approachpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleAprendizagem de vocabulário de inglês como língua estrangeira em ambiente hipermídia: efeitos da retenção lexical a curto e longo prazo em uma abordagem de ensino e aprendizagem lexical implícitapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Linguística (Teses)



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