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dc.contributor.advisor1Castro, Roney Polato de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8537816801948657pt_BR
dc.contributor.referee1Ferrari, Anderson-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Marcos Lopes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee3França, Filipe Gabriel Ribeiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3067823386691558pt_BR
dc.creatorSantos, Michele Priscila Gonçalves dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3192597797754090pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-17T11:28:30Z-
dc.date.available2021-06-17-
dc.date.available2021-06-17T11:28:30Z-
dc.date.issued2021-03-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12896-
dc.description.abstractThis study analyzed the speeches of gender and sexuality present in some videos from youtuber Felipe Neto. Sexual and gender identities are part of our composition as subjects, are present in our lives and permeate the relationships we establish with ourselves and with others. Therefore, it is important to problematize how individuals construct their identities in our society and the mechanisms that participate in this process, taking gender and sexuality as discursive, social, cultural and historical constructions. When thinking about the ways in which YouTube channels are placed in our society, it is possible to problematize that they are educational cultural artifacts, through which different knowledge circulates. Youtubers deal with subjectivities, form opinions, work on concepts, disseminate patterns ... What they do and say is seen and heard by millions of individuals. Therefore, it is important to reflect on these productions as educational devices for the subjects. For this discussion, I was based on Poststructuralist perspectives, Cultural Studies, Foucaultian Studies and Gender Studies, which analyze the relevance of the cultural scope in the constitution of the individuals, taking into account how the relations of knowledge and power participate in these processes, defending the problematization as a tool of thinking and research. To delimit the field, I consulted children from 6 to 11 years old from a state school in Juiz de Fora, with the objective of knowing which youtuber channel most watched by them, obtaining as a result the name of Felipe Neto. Faced with the question “How are speeches of gender and sexuality disseminated on the channel of youtuber Felipe Neto?”, I used the discourse analysis of Foucauldian inspiration to problematize the statements present in the videos.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisou os discursos de gênero e sexualidade presentes em alguns vídeos do youtuber Felipe Neto. As identidades sexuais e de gênero fazem parte da nossa constituição enquanto sujeitos, estão presentes em nossas vidas e perpassam as relações que estabelecemos com nós mesmos e com os outros. Por isso, é importante problematizar como os sujeitos constroem suas identidades em nossa sociedade e que mecanismos participam desse processo, tomando gênero e sexualidade como construções discursivas, sociais, culturais e históricas. Ao pensar sobre as maneiras como os canais do YouTube estão colocados em nossa sociedade é possível problematizar que são artefatos culturais educativos, pelos quais circulam diferentes saberes. Os/as youtubers lidam com subjetividades, formam opiniões, trabalham conceitos, disseminam padrões... O que eles/as fazem e falam é visto e ouvido por milhões de indivíduos. Por isso, é importante refletir sobre essas produções como dispositivos educativos dos sujeitos. Para esta discussão me embasei nas perspectivas Pós-estruturalistas, nos Estudos Culturais, nos Estudos Foucaultianos e nos Estudos de Gênero, que analisam a relevância do âmbito cultural na constituição dos sujeitos, levando em consideração como as relações de saber e de poder participam desses processos, defendendo a problematização como ferramenta de pensamento e pesquisa. Para delimitar o campo, consultei crianças de 6 a 11 anos de uma escola estadual de Juiz de Fora, com o objetivo de saber qual é o canal de youtuber mais assistido por elas, obtendo como resultado o nome de Felipe Neto. Diante da questão “Como discursos de gênero e sexualidade são disseminados no canal do youtuber Felipe Neto?”, utilizei a análise de discurso de inspiração foucaultiana para problematizar os enunciados presentes nos vídeos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectYoutuberpt_BR
dc.subjectPedagogias culturaispt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectYoutuberpt_BR
dc.subjectCultural pedagogiespt_BR
dc.subjectSpeechpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.title“Dá um like e se inscreve no canal!”: problematizando discursos de gêneros e sexualidades em vídeos do youtuber Felipe Netopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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