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dc.contributor.advisor1Amorim, Cassiano Caon-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6238497607826554pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Adriana Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Antunes, Katiuscia Cristina Vargas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7309708713801729pt_BR
dc.creatorMachado, Ana Paula Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5627107190280789pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-17T11:27:13Z-
dc.date.available2021-06-17-
dc.date.available2021-06-17T11:27:13Z-
dc.date.issued2018-09-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12894-
dc.description.abstractIn this work we have as main objective discussions about the role of the Geography teacher in the construction of geographic knowledge of students with deafness in the final years of elementary education, since the skills and knowledge related to Geography must have wellestablished theoretical and methodological foundations so that their appropriated and apprehended in an appropriate manner. We propose an open dialogue, registering the positions and discourses of the teachers involved in the teaching and learning process of students with deafness, regarding the political pedagogical orientations and their embodiment in the classroom practices. We will seek to identify the teaching action and its symmetries and or dissymmetries with the proposals of education for the deaf and the criteria established by the legal provisions and other guiding documents.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho temos como objetivo principal discussões sobre o papel do professor de Geografia na construção dos saberes geográficos de estudantes com surdez dos anos finais do ensino fundamental, visto que as habilidades e conhecimentos relacionados à Geografia devem ter fundamentos teórico-metodológicos bem estabelecidos para que seus conceitos sejam apropriados e apreendidos de maneira adequada. Propomos a realização de um diálogo aberto, registrando os posicionamentos e discursos dos docentes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com surdez, no que se refere às orientações político pedagógicas e à sua corporificarão nas práticas de sala de aula. Buscaremos identificar a ação docente e suas simetrias e ou dissimetrias com as propostas de educação para surdos e os critérios estabelecidos pelos dispositivos legais e demais documentos norteadores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectAção docentept_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectDeafnesspt_BR
dc.subjectTeaching actionpt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePráticas de docentes de geografia: Um olhar sobre a educação de surdos nos anos finais do Ensino Fundamental na rede municipal de ensino de Juiz de Forapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



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