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dc.contributor.advisor1Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3223482228906928pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira Júnior, Lourival Batista de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7973732333120150pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira Neto, Daiana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7027379270238755pt_BR
dc.creatorRabelo, Madeleine Aparecida Lafetá Aguiar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-14T13:53:11Z-
dc.date.available2021-06-14-
dc.date.available2021-06-14T13:53:11Z-
dc.date.issued2021-01-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12834-
dc.description.abstractThis dissertation is developed within the scope of the Professional Masterin Management and Evaluation of Public Education at the Center for Public Policy and Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The studied management case aimed to analyze and to identify how the results appropriation from Simave (ProalfaeProeb) in the Prefeito Aristides Batista State School has been undestood and put to practice. To achieve that, the objectives defined for this study were: to describe Prefeito Aristides Batista State School and its results in Simave’ sexternal evaluations; to analyze how the different education al subjects, teachers and specialists have been understanding Simave’s data in the school to, at last, propose an educational action plan which stimulates,organizesand optimizes the results appropriation of Simave’s evaluations. The agents involved in thisstudy were the Specialists in Basic Education –Pedagogical Supervisors –and the Teachers.We assumed as an hypothesis that the school has not yet stabilished a results appropriation culture that provides clues to think about the educational processes. We aim to comprehend how the school’s teachers understand the large scale evaluations and how they use them in their practices.We used the worksof Brooke(2006), Gatti(2007;2013;2015), Machado and Alavarse (2014); Lück (2009; 2010; 2011); among others as bibliographic referential. Wechose the qualitative research approach as methodology and the documental analysis of theminutes of school meetings that discussed the reports of Simave’s evaluation results asresearch instrument. Besides these elements, we applied questionnaires to the teachers and performed interviews with the school’s specialists.From these elements and from the verification of difficulties in the school’s daily routine related to teachers’ turn over and the comprehesion difficulties related to the external evaluation data, we proposed an action planbased on the external evaluation data discussion and its records with the school management to solve the problems.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado buscou analisar e identificar como a apropriação de resultados do Simave (Proalfa e Proeb) na Escola Estadual Prefeito Aristides Batista tem sido entendida e praticada na escola. Para isso, os objetivos definidos para este estudo foram: descrever a Escola Estadual Prefeito Aristides Batista e os seus resultados nas avaliações externas do SIMAVE; analisar como os diferentes sujeitos educacionais, professores e especialista em educação, têm compreendido os dados do Simave na escola para, por fim, propor um plano de ação educacional que estimule, organize e otimize a apropriação dos resultados das avaliações do Simave. Os atores envolvidos no presente estudo foram as Especialistas em Educação Básica -supervisoras pedagógicas -e os Docentes. Assumimos como hipótese que a escola ainda não estabeleceu uma cultura de apropriação de resultados que forneça indícios para pensar os processos educacionais. Buscamos compreender como os docentes da escola compreendem as avaliações em larga escala e as utilizam em suas práticas. Utilizamos as obras de Brooke (2006), Gatti (2007;2013; 2015), Machado e Alavarse (2014); Lück (2009; 2010; 2011) entre outros como referencial bibliográfico. Escolhemos como metodologia a abordagem de pesquisa qualitativa e como instrumentos de pesquisaa análise documental por meio do exame das atas de reunião da escola, dos informes dos resultados da avaliação do Simave. Além de tais elementos, realizamos a aplicação de questionários com os professores e entrevistas com as especialistas da escola. A partir desses elementos e da verificação de dificuldades no cotidiano escolar relativos à rotatividade e às dificuldades de compreensão dos dados das avaliações externas,propomos um plano de ação fundamentado na discussão dos dados das avaliações externas e seus registros junto à gestão escolar para a resolução dos problemas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectApropriação de resultadospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectExternal evaluationpt_BR
dc.subjectResults appropriationpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectQualitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAnálise da apropriação de resultados do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade: o caso dos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Estadual Prefeito Aristides Batistapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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