Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12773
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
saradalbendefaria.pdf1.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Paula Neto, Alcielis de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1460390686142107pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Margarida Aparecida de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2074554909914290pt_BR
dc.contributor.referee2Passos Júnior, José Roberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8198376613099121pt_BR
dc.creatorFaria, Sara Dalbem de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-07T19:54:45Z-
dc.date.available2021-04-15-
dc.date.available2021-06-07T19:54:45Z-
dc.date.issued2021-11-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12773-
dc.description.abstractIt is relevant to understand the process of inserting the MPE into the economic dynamics, due to the barriers that this type of company needs to overcome in order to survive and achieve a good performance. In their universe, strategic planning, carried out as a continuous process of interaction between company and environment, which allows the organization's objectives to be established, is little used, and these organizations have great inefficiency in the strategic process. In this sense, the present work sought to explore how planning contributes to the survival of micro and small companies. For this purpose, based on multiple case studies, it presented and analyzed the behavior of small managers regarding the use of the strategic planning tool in their companies. In this way, the concepts of strategy and its evolution, the concept of strategic planning, the presentation of the elaboration and implementation processes and to point out the difficulties of these companies to remain in the market will be discussed. The initial recommendation for micro and small companies that do not adopt Strategic Planning as a decision support tool would be to apply a simplified methodology. This can positively influence business management, through forms to assist in capturing information to accommodate and elaborate the analysis of the external environment, analysis of the internal environment and development of a logical strategic basis focused on the characteristics and structure of the business model.pt_BR
dc.description.resumoÉ relevante entender o processo de inserção da MPE na dinâmica econômica, devido ás barreiras que esse tipo de empresa precisa superar para sobreviver e alcançar um bom desempenho. No universo delas o planejamento estratégico, realizado como um contínuo processo de interação entre empresa e ambiente, que permite estabelecer os objetivos da organização, é pouco utilizado, e essas organizações apresentam grande ineficiência no processo estratégico. Nesse sentido, o presente trabalho buscou explorar de que forma o planejamento contribui para a sobrevivência de micro e pequenas empresas. Para tanto, com base em estudos de casos múltiplos, apresentou e analisou o fato das empresas entrevistadas não utilizarem o planejamento estratégico. Dessa forma, serão discutidos os conceitos de estratégia e sua evolução, o conceito de planejamento estratégico, a apresentação dos processos de elaboração e implementação e pontuar as dificuldades destas empresas para permanecer no mercado. A recomendação inicial para micro e pequenas empresas que não adotam o Planejamento Estratégico como suporte decisório, seria a aplicação de uma metodologia simplificada. Esta poderá influenciar de forma positiva a gestão empresarial, através de formulários para auxílio na captação de informações para a composição e elaboração da análise do ambiente externo, análise do ambiente interno e desenvolvimento de uma base estratégica lógica voltada para as características e estrutura do modelo de negócio. As análises da pesquisa foram obtidas através da utilização do software Iramuteq e gráfico radar, gerando resultados que, ora confronta afirmações sobre planejamento em MPEs, ora as complementa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectMicroempresapt_BR
dc.subjectDinâmica econômicapt_BR
dc.subjectGestão empresarialpt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectMicro enterprisept_BR
dc.subjectEconomic dynamicspt_BR
dc.subjectBusinesspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleSobrevivência mercadológica: múltiplos estudos de caso em micro e pequenas empresaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Administração - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons