Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12763
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
chafeidepaulaaiex.pdf555.49 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Lacerda, Bruno Amaro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6733525108284372pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Humberto Schubert-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5846607951367788pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Daniela Olímpio de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7785243177344888pt_BR
dc.creatorAiex, Chafei de Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1594747379333285pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-07T19:17:06Z-
dc.date.available2021-02-09-
dc.date.available2021-06-07T19:17:06Z-
dc.date.issued2020-11-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12763-
dc.description.abstractThe study analyzes the dialogue The Republic and tries to show the conception of justice developed in it, explaining its relations with the educational proposal of Plato. Some of the Greek pedagogical models of the 5th century BC are approached, as well as their underlying notions of justice. The analysis of the main arguments regarding the concept of justice of Socrates' interlocutors leads to the exposition of Plato's own theory. To discover what justice is, the philosopher imaginatively builds what would be the just and ideal city and from its harmonious functioning he analogically deduces how justice works in the human soul. As the idea of justice is closely related to the idea of good, the philosopher also investigate the nature of the latter. Plato proposes a very detailed pedagogy that is inextricably conected to the proper functioning of the just city. The distinction between the notions of opinion and knowledge is fundamental for the construction of this model and this division is the result of an unprecedented conception inaugurated by the philosopher in the Greek political-educational debate: the intelligible plan. It is only through an introspective asceticism obtained through an arduous and long program of studies that the individual becomes capable of governing the perfect city. In the end, we intend to have demonstrated how the Platonic educational proposal is based on the intelligible knowledge of the good, obtained by the individual through progressive steps, and how the ideas of integral formation of man and political organization of the city – the paideia and the politeia – are related in its philosophy.pt_BR
dc.description.resumoO estudo analisa o diálogo A República e busca expor a concepção de justiça nele desenvolvida, explicitando suas relações com a proposta educativa realizada por Platão. São abordados alguns dos diversos modelos pedagógicos da Grécia do século V a.C., bem como as noções de justiça a eles subjacentes. A análise das definições de justiça apresentadas pelos companheiros de Sócrates leva à exposição da teoria platônica. Para descobrir o que é a justiça, o filósofo constrói imaginativamente o que seria a cidade justa e de seu harmonioso funcionamento deduz por analogia como opera a justiça na alma do homem. Como a ideia de justiça se relaciona intimamente com a ideia de bem, o filósofo também investiga a natureza desta. Platão propõe uma pedagogia muito detalhada que está indissoluvelmente ligada ao funcionamento da cidade justa. A distinção entre as noções de opinião e ciência é fundamental para a construção desse modelo e essa divisão é resultado de uma concepção inédita inaugurada pelo filósofo no debate político-educacional grego: o plano inteligível. É somente através da ascese introspectiva obtida através de um árduo e longo programa de estudos que o indivíduo torna-se apto para o governo da cidade perfeita. Para Platão, a cidade só será justa quando o governante for justo, ou seja, quando o rei for um filósofo. Ao final, pretendemos ter demonstrado como a proposta educativa platônica funda-se no conhecimento inteligível do bem, obtido pelo indivíduo através de passos progressivos, e como as ideias de formação integral do homem e organização política da cidade – a paideia e a politeia – andam juntas em sua filosofia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofia clássicapt_BR
dc.subjectPlatãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectJustiçapt_BR
dc.subjectClassical philosophypt_BR
dc.subjectPlatopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectJusticept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::FILOSOFIA DO DIREITOpt_BR
dc.titleEducação e justiça na República de Platãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Faculdade de Direito - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons