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dc.contributor.advisor1Leal, Paulo Roberto Figueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739186U3pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Luiz Ademir de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709297T1pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marco Antônio Roxo da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765676J4pt_BR
dc.contributor.referee2Coutinho, Iluska Maria da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707349D2pt_BR
dc.creatorMartins, Thamiris Franco-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4401550Y2pt_BR
dc.date.accessioned2016-05-02T00:52:43Z-
dc.date.available2016-04-26-
dc.date.available2016-05-02T00:52:43Z-
dc.date.issued2016-02-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1274-
dc.description.abstractFrom the power relations that are establish between political field and the media communication system, this dissertation has as a key concept ‘the permanent campaign’, defined as the implementation of the any available resources for the political actors during their work (government, political parties, congressman or leaders) aiming to obtain and keep popular support. This research develops a study about the making of the image of Dilma Rousseff (PT) in three situations: pronouncement in TV network, HGPE and Folha de S. Paulo newspaper. This paper tries to verify how the permanent campaign has been undertaken as president of the Brazilian Republic, elected in 2010, and as a candidate running for reelection in 2014. As empirical data, firstly are analysed the institutionalized spaces occupied as president of the Brazilian Republic, defining as analytical material the pronouncements in National Network of Radio and Television (CNTR, in portuguese) during her fist mandate. Secondly, it tries to verify if the press, through its pronouncements coverage, created a negative, positive or neutral image of Dilma Rousseff in her position as president, taken as empirical data the news published by Folha de S. Paulo newspaper. As third material data, it will be analysed the programs of Free Political Advertising Time (HGPE, in portuguese) in 2014. As methodological strategy, we recurred to the Content Analysis (Bardin, 1977) with the goal of analysing separately the objects and then identify the convergence and dissonant aspects. We can identify two different moments in Dilma’s government: high popularity until june 2013 manifestations and the subsequent period with fall of approval and fierce competition on the 2014 election, when she won the elections with a minor percentage of votes in relation to the candidate Aécio Neves (PSDB). There were more confluence aspects in the first period between the president’s pronouncements and the media coverage. The second moment was troubled and there was a more negative and critical coverage by the media. The electoral communication was an attempt to retrieve the governments’ actions and there was an intense negative propaganda of attacks between the candidates.pt_BR
dc.description.resumoA partir das relações de poder que se estabelecem entre o campo político e a instância comunicativa midiática, a dissertação tem como ponto de partida o conceito de campanha permanente, definido como o uso dos recursos disponíveis no trabalho por parte dos atores políticos (governos, partidos, congressistas ou líderes), a fim de construir e manter o apoio popular. A pesquisa desenvolve um estudo sobre a construção da imagem de Dilma Rousseff, do partido dos trabalhadores (PT), em três instâncias: pronunciamentos em rede de TV, Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) e jornal Folha de S. Paulo. Busca-se verificar como foi trabalhada a campanha, permanente, na função de Presidente da República, eleita em 2010 e de candidata à reeleição em 2014. Como corpus de análise, são analisados, primeiramente, os espaços institucionais ocupados como presidente da República, tomando como recorte os pronunciamentos em Cadeia Nacional de Rádio e TV (CNRT), durante seu primeiro mandato. Secundariamente, procura-se verificar se a imprensa, por meio da cobertura dos pronunciamentos, projetou uma imagem negativa, positiva ou neutra de Dilma Rousseff na posição de presidente, tomando como recorte as notícias publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo. Como terceira dimensão de análise, são investigados os HGPEs de 2014. Como estratégia metodológica, recorreu-se à Análise de Conteúdo de Bardin (1977), a fim de analisar separadamente os objetos e depois identificar os pontos de confluência e os aspectos dissonantes. Identificam-se dois momentos no governo Dilma: o de alta popularidade até as manifestações de junho de 2013, e a fase posterior, com queda da aprovação e uma disputa acirrada na eleição de 2014, quando saiu vitoriosa com um percentual muito reduzido de votos em relação ao candidato Aécio Neves do Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB). Houve mais pontos de confluências no primeiro momento entre o discurso da petista e a cobertura da imprensa. O segundo período foi conturbado e houve uma cobertura mais negativa e crítica por parte da mídia. A comunicação eleitoral foi uma forma de buscar resgatar as ações do governo, havendo uma intensa propaganda negativa de ataques entres os adversários.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectComunicação Políticapt_BR
dc.subjectCampanha Permanentept_BR
dc.subjectPronunciamentospt_BR
dc.subjectHorário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE)pt_BR
dc.subjectImprensapt_BR
dc.subjectPowerpt_BR
dc.subjectPolitical communicationpt_BR
dc.subjectPermanent campaignpt_BR
dc.subjectPronouncementspt_BR
dc.subjectFree Political Advertising Timept_BR
dc.subjectNewspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleA construção da imagem de Dilma Rousseff (PT) na esfera midiática: dissonâncias e convergências narrativas entre a presidente e a candidata à reeleiçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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