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dc.contributor.advisor1Paula, Frederico Braida Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5018338717420441pt_BR
dc.contributor.referee1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.contributor.referee2Redig, Annie Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8240510332567772pt_BR
dc.creatorMetri, Clarice Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0318944845124735pt_BR
dc.date.accessioned2021-05-20T11:11:02Z-
dc.date.available2021-05-18-
dc.date.available2021-05-20T11:11:02Z-
dc.date.issued2021-04-16-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00060pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12705-
dc.description.abstractThis dissertation is developed within the scope of the Professional Master's in Education Management and Evaluation (PPGP) from the Center for Public Policies and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case to be studied will discuss the professional development of Administrative Technicians in Education (TAE) with disabilities at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). Thus, the research question emphasizes: what are the challenges faced by the Pro-Rectory for People Management (PROGEPE) and by the Inclusion Support Nucleus (NAI) in the creation of affirmative actions to promote the professional development of TAE with disabilities from UFJF? The general objective of this study is to analyze the challenges faced by PROGEPE and NAI in the planning and execution of affirmative actions for the professional development of TAE with disabilities at UFJF, as well as proposing actions for them to be created and executed. To this end, we specifically intend to: i) describe the challenges faced by PROGEPE and NAI in promoting affirmative actions for the professional development of TAE with disabilities at UFJF; ii) analyze the process of preparing affirmative professional development actions for TAE with disabilities at UFJF and iii) propose an educational action plan (PAE) that contributes to the creation of affirmative actions that promote the professional development of TAE with disabilities from UFJF. From a methodological point of view, it is a qualitative research, a case study. In addition to the literature review, questionnaires were applied and semi-structured interviews were conducted for data collection. Finally, a PAE was proposed that is structured in five actions with the objective of helping the sectors involved to promote equity in the professional development of TAE with disabilities at UFJF.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão a ser estudado irá discutir o desenvolvimento profissional dos Técnico-Administrativos em Educação (TAE) com deficiência da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Dessa forma, a questão da pesquisa enfatiza: quais são os desafios enfrentados pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) e pelo Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) na criação de ações afirmativas para promover o desenvolvimento profissional dos TAE com deficiência da UFJF? O objetivo geral deste estudo é analisar quais os desafios enfrentados pela PROGEPE e pelo NAI no planejamento e execução de ações afirmativas para o desenvolvimento profissional dos TAE com deficiência da UFJF, bem como propor ações para que elas sejam criadas e executadas. Para tanto, pretendemos especificamente: i) descrever os desafios enfrentados pela PROGEPE e pelo NAI na promoção de ações afirmativas para o desenvolvimento profissional dos TAE com deficiência da UFJF; ii) analisar o processo de elaboração de ações afirmativas de desenvolvimento profissional dos TAE com deficiência na UFJF e iii) propor um plano de ação educacional (PAE) que contribua para a criação de ações afirmativas que promovam o desenvolvimento profissional dos TAE com deficiência da UFJF. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de estudo de caso. Além da revisão de literatura, foi aplicado questionário e realizadas entrevistas semiestrututradas para a coleta de dados. Por fim, foi proposto um PAE que está estruturado em cinco ações com o objetivo de auxiliar os setores envolvidos a promover equidade no desenvolvimento profissional dos TAE com deficiência da UFJF.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectTAE com deficiência da UFJFpt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectProfessional developmentpt_BR
dc.subjectTAE with disabilities from UFJFpt_BR
dc.subjectAffirmative actionspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDesenvolvimento profissional para os servidores técnico-administrativos em educação com deficiência na Universidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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