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dc.contributor.advisor1Araújo, Paulo Afonso de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766262Z6pt_BR
dc.contributor.referee1Pires, Frederico Pieper-
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dc.contributor.referee2Toledo, Daniel da Silva-
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dc.contributor.referee3Alves, Paula Renata de Campos-
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dc.contributor.referee4Carrara, Paulo Sérgio-
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dc.creatorPernisa, Renata Angelo-
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dc.date.accessioned2016-05-02T00:49:29Z-
dc.date.available2016-04-26-
dc.date.available2016-05-02T00:49:29Z-
dc.date.issued2016-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1269-
dc.description.abstractCette thèse prétende questionner le rapport entre la pensée, la poésie et le sacré qui si produit à partir de l’interprétation heideggeriene de la oeuvre d'art comme “le mise en oeuvre la vérité de l’être”. Avec le développement de ce rapport, nous emmenons à proximité dans un horizon original ouvert au sacré. Le chemin vers cet horizon, nous le cherchons à travers une manière de l’occurrence de la pensée appropriée comme souvenir de l’origine. Dans la rememoration, nous pouvons ausculter cela qui constitue la pensée. C’est pour la rememoration que notre penser pense la pensée au même chemin dont la poesie póetise son dire. C’est dans un horizon de ce rapport, protégé par une façon d’être comme ouverture, que nous pouvons entrevoir le sacré résonné dans la origine.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese pretende questionar a relação entre o pensamento, a poesia e o sagrado ocorrida a partir da interpretação heideggeriana da obra de arte como o “colocar em obra da verdade do ser”. Com o desdobramento desta relação, reportamos-nos à proximidade de uma ambiência originária, aberta ao sagrado. O caminho para esse horizonte, nós o buscamos através de um modo de ocorrência do pensamento apropriado como rememoração da origem. No rememorar, podemos auscultar aquilo que constitui o pensamento. É por meio da rememoração, que o nosso pensar pensa o pensamento no mesmo caminho em que a poesia poetiza seu dizer. É no horizonte dessa relação, resguardado por um modo de ser como abertura, que podemos entrever o sagrado ressoado na origem.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHeideggerpt_BR
dc.subjectPensamentopt_BR
dc.subjectObra de artept_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectSagradopt_BR
dc.subjectHeideggerpt_BR
dc.subjectPenséept_BR
dc.subjectOeuvre d'artpt_BR
dc.subjectPoésiept_BR
dc.subjectSacrépt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA relação entre pensamento, poesia e sagrado na interpretação da obra de arte em Heideggerpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



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