Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1266
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
andreiadebarrosteixeira.pdf894.06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Saraiva, João Antônio Filocre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767913J0pt_BR
dc.contributor.referee1Romero, Julio Alfredo Racchumi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138630Z9pt_BR
dc.contributor.referee2Sanabio, Marcos Tanure-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767790E3pt_BR
dc.creatorTeixeira, Andréia de Barros-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8383411Z6pt_BR
dc.date.accessioned2016-05-02T00:40:34Z-
dc.date.available2016-04-25-
dc.date.available2016-05-02T00:40:34Z-
dc.date.issued2015-01-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1266-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar a função dos coordenadores pedagógicos na Educação Infantil em Belo Horizonte, identificando dificuldades para a realização das atividades e propondo intervenções que favoreçam o desenvolvimento desses profissionais que têm importante papel na construção de uma educação de qualidade para as crianças pequenas do município. Para esta pesquisa, foram considerados documentos da Secretaria Municipal de Educação, que dão dimensão das atribuições legais dos coordenadores pedagógicos e os fundamentos teóricos de Oliveira (2009), Mendonça (2012) e Kramer (2012), entre outros autores, que revelam a importância de se definirem as atribuições desses profissionais. Foram realizadas entrevistas estruturadas por meio de questionários aplicados a coordenadoras pedagógicas que atuam em UMEIs da Regional Norte de Belo Horizonte. A reflexão se deu pelo tratamento qualitativo dos dados coletados junto às coordenadoras, em confronto com os aspectos legais e teóricos que orientam a discussão sobre a função. Os resultados da pesquisa apontam o destaque que se deve dar ao profissional na concretização de uma educação de qualidade para a Educação Infantil, subsidiando a elaboração do Plano de Ação Educacional, que pretende apontar que a função se transforme em cargo público, com diretrizes concretas, funções definidas, salário compatível, formações direcionadas e exigência de qualificação mínima para o ingresso na carreira.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCoordenador Pedagógicopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectValorizaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA coordenação pedagógica na educação infantil em Belo Horizonte: a delimitação de suas funções e a sua efetivação no cotidiano escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.