Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1261
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariaelianelinharesdeholanda.pdf1.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santos, José Alcides Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770461U6pt_BR
dc.contributor.referee1Mont'Alvão Neto, Arnaldo Lôpo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4746438T1pt_BR
dc.contributor.referee2Zanetti, Alexsandra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4211920T7pt_BR
dc.creatorHolanda, Maria Eliane Linhares de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8262629J3pt_BR
dc.date.accessioned2016-05-02T00:38:49Z-
dc.date.available2016-04-25-
dc.date.available2016-05-02T00:38:49Z-
dc.date.issued2015-07-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1261-
dc.description.abstractThis study has the general objective to understand the school manager dilemmas with the problem of student infrequency through in EEFM. Dona Clotilde Saraiva Coelho, located in Juazeiro do Norte municipality belonging to the State of Ceará. Thereby the specific objectives are to analyze what the causes and consequences of students absences and come up with strategies to reverse this situation of missing students existing in schools improving educational outcomes. Then this case study consists of documentary research conducted through an analysis and study of the policy, and the current legislation related to the theme, as well, made up discussions with some authors on the subject infrequency student and school management, being explored the legacy of schooling as a parameter to the student's progress. It also conducted interviews with teachers, students and guardians of students with the premise that their views can help not only to understand the phenomenon of absence of students, but also to propose actions to face it. From this perspective, were realized important aspects transiting the causal chains of student attendance and achievement of the schooling act, as the emphasis focused on the binomial school / family, the fact that the infrequency can develop into a evasion, partial progression and reprobation, the perception of different cultures that intertwine at school, motivation / demotivation of the students, and the importance of reinvigorating democratic management that leads to the involvement of family, the collegiate, and the Guardian Council. This way, the Educacional Plan Action intends to enhance the permanence of the student in school, having the EEFM . Dona Clotilde S. Coelho school as a laboratory to be performed actions that aim building a new culture, a new ethos of student attendance in school, and thus can takes the idea to other institutions belonging to 19th CREDE, extending and sharing experiences in order systemic throughout the region.pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem por objetivo geral compreender os dilemas do gestor escolar frente ao problema da infrequência discente através de um estudo de caso realizado na EEFM. Dona Clotilde Saraiva Coelho, localizada no município de Juazeiro do Norte pertencente ao Estado do Ceará. Desse modo, os objetivos específicos são analisar quais as causas e as consequências das faltas dos alunos e propor estratégias para reverter esse quadro de alunos faltosos existentes nas instituições escolares, melhorando, assim, os seus resultados educacionais. Foi proposição também averiguar a relação da gestão e dos demais atores na redução das ausências injustificadas na escola e na criação de estratégias para minimizá-las. Neste sentido, este estudo de caso consistiu-se em uma pesquisa documental realizada através de uma análise da política, e da legislação vigentes ligadas ao tema, como também, efetuou-se debates com alguns autores sobre a infrequência discente e a gestão escolar, sendo explorado o legado da escolarização como parâmetro para o progresso do educando. Realizou-se também entrevistas com os professores, alunos e responsáveis dos estudantes com a premissa de que suas visões podem ajudar a não só entender o fenômeno da ausência dos alunos, como também a propor ações para enfrentá-lo. Sob essa ótica, foram percebidos importantes aspectos que transitam nas cadeias causais da frequência discente e na consecução do ato da escolarização, como a ênfase centrada no binômio escola/família, o fato de que a Infrequência pode evoluir para uma evasão, progressão parcial e reprovação, a percepção das diferentes culturas que se entrelaçam no espaço escolar, a motivação/desmotivação dos alunos, e a importância de revigorar uma gestão democrática que leve ao envolvimento da família, dos colegiados, e do Conselho Tutelar. Dessa forma, este Plano de Ação Educacional tem a intenção de potencializar a permanência do aluno na escola, tendo a escola EEFM. Dona Clotilde S. Coelho como um laboratório em que serão realizadas ações que visem a construir uma nova cultura, um novo ethos da presença discente na escola, e assim se possa levar a ideia para outras instituições pertencentes a 19ª CREDE, regional em que a escola está inserida, estendendo e compartilhando experiências de forma sistêmica em toda a região.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectInfrequência discentept_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectSchoolingpt_BR
dc.subjectAbsence studentpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleInfrequência discente: um estudo de caso na rede estadual do Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.