Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12607
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
isabelasantosramos.pdf293.99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carvalho, Nádia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763348815313797pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Margarida Aparecida de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2074554909914290pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Solange Riveli de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2663337431229210pt_BR
dc.creatorRamos, Isabela Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1189711294633678pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-15T12:48:26Z-
dc.date.available2021-04-15-
dc.date.available2021-04-15T12:48:26Z-
dc.date.issued2020-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12607-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoCada vez mais a inovação vem se destacando no desenvolvimento e sobrevivência das empresas em mercados altamente competitivos e, de forma especial, em momentos de crises econômicas. Neste contexto, o ano de 2020 foi marcado pela pandemia devido ao coronavírus Sars-CoV-2 (COVID-19) e que ocasionou consequências significativas para as empresas. De forma específica, as micro e pequenas empresas (MPEs) se deparam com a necessidade de buscar recursos para amenizar os impactos da recessão econômica e garantir a sua sobrevivência no mercado. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é identificar a percepção dos gestores das MPEs quanto a inovação no contexto da pandemia. Assim, para o desenvolvimento da pesquisa qualitativa, optou-se pela entrevista como técnica de coleta de dados. Foram entrevistados gestores de MPEs de Teófilo Otoni – MG. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa demonstram que para os gestores a inovação, no contexto da pandemia, é retratada por um propósito de adaptação com o intuito de amenizar os impactos negativos trazidos pela crise, tendo como consequência uma vantagem competitiva em relação à concorrência. Isso remete ao fato de que o processo de inovação advém de uma fonte externa em que o posicionamento no mercado está ameaçado e, portanto, a inovação torna-se uma necessidade para a sobrevivência.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectMicro e Pequenas Empresaspt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleDa adaptação para a sobrevivência: uma análise da percepção da inovação no contexto da pandemia em MPESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Administração - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons