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dc.contributor.advisor1Bonadio, Maria Claudia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3920027222039096pt_BR
dc.contributor.referee1Bonadio, Maria Claudia-
dc.contributor.referee2Morgado, Débora Pinguello-
dc.contributor.referee3Abritta, Tatiana Scali-
dc.creatorSilva, Thayane Pilar Martins da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6860779205408329pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-13T22:42:38Z-
dc.date.available2021-04-10-
dc.date.available2021-04-13T22:42:38Z-
dc.date.issued2021-03-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12584-
dc.description.abstractWithin the concept of postfeminism as an analytical category, this paper seeks to discuss the recent approach of beauty advertising to feminism. It is based on the understanding that this approach is based on an attempt to politicize the advertising discourse, evidenced by the rise of femvertising as an advertising technique that affirms itself as capable of empowering women. It is noticed that this does not happen without contradictions. Feminism enters the advertising discourse, but it is not “pure”, it is not the theory discourse, it is a worked on discourse, remodeled to fulfill the primary objective of advertising: selling products. Given these assumptions, we seek to investigate how such an approach is constructed. To exemplify, we will analyze Natura's campaign #OcupeSeuCorpo (2017), in order to observe how the reconciliation and junction between female liberation and beauty standards is constructed in the same rhetoric. How is the counterbalance between feminist goals of emancipating beauty standards and the industry's need to sell products that reinforce them can be eradicated? Finally, it is concluded that the rise of a postfeminist culture and its strong relationship with neoliberalism is what enables such a phenomenon, in addition to the strengthening of a liberal feminism as socially accepted, creating new configurations between femvertising and commodity feminism.pt_BR
dc.description.resumoDentro do conceito de pós-feminismo como categoria analítica, este trabalho busca discutir a recente aproximação da publicidade de beleza com o feminismo. Parte-se do entendimento que esta aproximação se dá a partir de uma tentativa de politização do discurso publicitário, evidenciada pela ascensão do femvertising como técnica publicitária que se afirma como passível de empoderar mulheres. Analisa-se que isto não acontece sem contradições. O feminismo entra para o discurso publicitário, porém este não é “puro”, não é o discurso da teoria, é um discurso trabalhado, remodelado para casar com o objetivo primeiro da publicidade: vender produtos. Diante destes pressupostos, busca-se investigar como tal aproximação é construída. Para exemplificar, analisaremos a campanha #ocupeseucorpo, da Natura (2017), para poder observar como é construída a conciliação e junção entre libertação feminina com ditames de beleza na mesma retórica. Como é anulada a contraposição entre objetivos feministas de emancipação dos padrões de beleza e as necessidades da indústria de vender produtos que reforçam estes padrões? Por fim, conclui-se que a ascensão da cultura pós-feminista e sua forte relação com o neoliberalismo é o que possibilita tal fenômeno, além do fortalecimento de um feminismo liberal como socialmente aceito, criando novas configurações entre o femvertising e o feminismo de commmodity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPós-feminismopt_BR
dc.subjectFemvertising.pt_BR
dc.subjectFeminismo de mercadoriapt_BR
dc.subjectPublicidade de belezapt_BR
dc.subjectPostfeminismpt_BR
dc.subjectFemvertisingpt_BR
dc.subjectCommodity feminismpt_BR
dc.subjectBeauty advertisingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleEntre politização e comodificação: a publicidade de beleza na nova onda feministapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Bacharelado em Moda - TCC Graduação



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