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dc.contributor.advisor1Detoni , Adlai Ralph-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9350855927284331pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho , Flávio de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6313575178526933pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Leonardo José da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorAbreu, Elias da Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5974026235320332pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-08T21:22:03Z-
dc.date.available2021-04-08-
dc.date.available2021-04-08T21:22:03Z-
dc.date.issued2021-03-19-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12540-
dc.description.abstractThis research investigated how the concept of similarity is constituted using an investigative methodology based on the geometric transformation of homothety. In this regard, we went to the field seeking to understand, under the scrutiny of Phenomenology, how students who were in the 9th grade of elementary school would experience a sequence of open activities facing manipulative materials. The results obtained were categorized into convergence groups and suggest alternative possibilities for the constitution of knowledge through the adoption of a new epistemological approach to Geometry that opens the way for new school practices. It was also evident that the geometric transformation of homothety proved to be effective in the constitution of a didactic-pedagogical environment favorable to the production of knowledge by providing the opportunity to do geometric work collectively.pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa investigou de que modo o conceito de semelhança é constituído por intermédio de uma metodologia de cunho investigativo com base na transformação geométrica de homotetia. Neste propósito, fomos a campo buscando compreender, sob o crivo da Fenomenologia, como discentes que cursavam o 9° ano do Ensino Fundamental vivenciariam uma sequência de atividades abertas frente a materiais manipulativos. Os resultados obtidos foram categorizados em grupos de convergências e sugerem possibilidades alternativas para a constituição do conhecimento mediante adoção de uma nova abordagem epistemológica para a Geometria que abre caminhos para novas práticas escolares. Evidenciou-se também que a transformação geométrica de homotetia mostrou-se eficaz na constituição de um ambiente didático-pedagógico favorável à produção do conhecimento ao oportunizar o fazer geométrico de modo coletivo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectGeometria das transformaçõespt_BR
dc.subjectHomotetiapt_BR
dc.subjectSemelhançapt_BR
dc.subjectMateriais manipulativospt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectGeometry of tranformationspt_BR
dc.subjectHomothetypt_BR
dc.subjectSimlilaritypt_BR
dc.subjectManipulative materialspt_BR
dc.subjectPhenomenologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleSemelhança com manipulações homotéticaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



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