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dc.contributor.advisor1Weiss, Denise Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1638503613467825pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Telma Cristina de Almeida Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5612983419355234pt_BR
dc.contributor.referee2Fonseca, Aline Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3812887394679047pt_BR
dc.creatorDutra, Maíra Candian de Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7070867180444394pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-01T11:56:53Z-
dc.date.available2021-03-30-
dc.date.available2021-04-01T11:56:53Z-
dc.date.issued2021-02-22-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00020pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12513-
dc.description.abstractThis study aims to understand Portuguese as a Heritage Language taking place in expatriate Brazilian families. We investigated aspects of Portuguese as a Heritage Language, focusing on Brazilians living in the diaspora and who have children, in the family dimension: i) the family interactions in Portuguese; ii) the family insertion into the local Brazilian community if one exists; iii) the family contact with Brazilian culture and iv) the Brazilian family member motivations for transmitting Portuguese as a Heritage Language to their children. First of all, we present the Heritage Language concept (CUMMINS, 1983) by distinguishing it from the Mother Tongue, Second Language, Foreign Language (SPINASSÉ, 2006), and Additional Language concepts (SCHLATTER & GARCEZ, 2009). Second, we present the research socio-historic context, addressing aspects of the Portuguese and Brazilian diasporas responsible for the emergence of Portuguese as a Heritage Language scenarios. Thus, we enter into reflections on identities (HALL, 2009, 2014; RAJAGOPALAN, 1998) and cultures (KRAMSCH, 1998) of Portuguese speakers as a Heritage Language, since we understand that identities and cultures are intrinsic to one's languages. Besides, we wrote a bibliographic review of teaching Portuguese as a Heritage Language field of study(MELO-PFEIFER, 2018; MENDES, 2012, 2015). We also present the research methodology and the analyzes conducted in this qualitative research (YIN, 2016). In the current applied linguistics investigation, we researched the relations between the Brazilian families living in the diaspora and the Portuguese language. We found that (Brazilian) Portuguese as a Heritage Language is a piece of evidence in the Brazilian diaspora. We also found a proportional relation between i) the Portuguese language usage in the researched families' homes and ii) the relevance given by the research participant to his mother tongue and the learning of Portuguese by his children.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo geral compreender o Português como Língua de Herança sendo estabelecido em famílias brasileiras expatriadas. Com o foco em brasileiros (as) que vivem em diáspora e que possuem filhos, investigamos aspectos do Português como Língua de Herança em sua dimensão familiar: i) as interações da família que são realizadas em Português; ii) a inserção da família na comunidade brasileira local, se existir uma; iii) o contato da família com a cultura brasileira e iv) as motivações que o familiar brasileiro possui para transmitir o Português como Língua de Herança aos filhos. Para tanto, apresentamos o conceito de Língua de Herança (CUMMINS, 1983) diferenciandoo dos conceitos de Língua Materna, Segunda Língua, Língua Estrangeira (SPINASSÉ, 2006) e Língua Adicional (SCHLATTER & GARCEZ, 2009). Apresentamos também o contexto sócio-histórico em que se insere a pesquisa, abordando aspectos das diásporas lusófona e brasileira, as quais são responsáveis pelos cenários em que o Português como Língua de Herança emerge. Adentramos, assim, em reflexões sobre identidades (HALL, 2009, 2014; RAJAGOPALAN, 1998) e culturas (KRAMSCH, 1998) de falantes de Português como Língua de Herança, uma vez que compreendemos que identidades e culturas estão intrínsecas às línguas de um sujeito. Além disso, fizemos uma revisão bibliográfica sobre o âmbito do ensino de Português como Língua de Herança (MELO-PFEIFER, 2018; MENDES, 2012, 2015). Apresentamos também a metodologia na qual a pesquisa se ancora e, por fim, as análises realizadas nessa pesquisa qualitativa (YIN, 2016). A atual investigação, inserida no campo da Linguística Aplicada, busca compreender, além do estabelecimento do Português como Língua de Herança, as relações que famílias de brasileiros com filhos, vivendo em diáspora possuem com a Língua Portuguesa. Constatamos que o Português como Língua de Herança (em sua variante brasileira) é uma evidência da diáspora brasileira. Identificamos que o uso do Português nos ambientes familiares que pesquisamos é resultado proporcional da relevância que o participante da pesquisa dá à sua Língua Materna e ao aprendizado do Português pelos filhos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPortuguês como Língua de Herançapt_BR
dc.subjectDiáspora brasileirapt_BR
dc.subjectCulturas e identidadespt_BR
dc.subjectPortuguese as a Heritage Languagept_BR
dc.subjectBrazilian diasporapt_BR
dc.subjectCultures and identitiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titlePortuguês como Língua de Herança: famílias na diáspora brasileira e sua relação com a Língua Portuguesapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



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