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dc.contributor.advisor1Nicolella, Alexandre Chibebe-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761391A9pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Marcel de Toledo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763809U0pt_BR
dc.contributor.referee2Paixão, Edmilson Leite-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559028T2pt_BR
dc.creatorMabote, Jafete Alberto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2016-05-02T00:33:46Z-
dc.date.available2016-04-07-
dc.date.available2016-05-02T00:33:46Z-
dc.date.issued2013-08-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1249-
dc.description.abstractThe objective of this dissertation is to evaluate within the reforms programme in the area of exams in Mozambique the Multiple Choice Question Policy in Grade 12 National Examinations introduced in 2008. This policy was designed to reduce or eliminate the subjectivity in the classification of students’ answers, facilitate the introduction of electronic and centralized marking, fight corruption, obtain an item bank of answers that may allow to support the national education system to improve the quality of education and reduce the time wasted and the number of interveners in the process of marking tests. After five years since this policy was implemented it is considered pertinent to analyse how it is being implemented, evaluating its efficacy and efficiency. This dissertation comprises three main parts: in the first, it is made the framing of the changes introduced in the educational system with public sector reform programmes; in the second, it is made an analysis of Mozambique education and evaluation system policies and in the third, it is proposed improvements and or progress in certification exams and about the expansion of the changes for the cycle immediately lower. To hit the research objectives was made a combination of quantitative and qualitative methods to evaluate the developed actions, correct possible distortions, suggest strategies to consolidate the implementation of policy in grade 12 exams and to its extension to other levels exams. It was concluded that the policy is being well applied and accepted within the school community although prevailing some deviations that deserve attention in the future. In this way, was developed an Action Plan to consolidate the policy in grade 12 and for its extension in grade 10 in the next 3 years.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é avaliar, dentro do programa de reformas na área dos exames nacionais em Moçambique a política de Perguntas de Múltipla Escolha nos Exames Nacionais da 12ª classe introduzida em 2008. Esta política foi desenhada para reduzir ou eliminar a subjetividade na classificação das respostas dos alunos, facilitar a introdução da correção eletrónica e centralizada, combater a corrupção, obter um banco de dados de resultados que possam permitir retroalimentar o sistema educativo nacional para melhorar a qualidade do ensino, reduzir o tempo gasto e o número de intervenientes no processo de correção das provas. Decorridos cinco anos desde que esta política foi implementada considera-se pertinente analisar como está sendo implementada, avaliando a sua eficácia e eficiência. Esta dissertação compreende três partes fundamentais: na primeira procura-se fazer um enquadramento das mudanças introduzidas no sistema educativo com o programa de reformas do setor público; na segunda, faz-se uma análise das políticas de educação e do sistema de avaliação de Moçambique e na terceira, propõem-se melhorias e/ou aperfeiçoamento nos exames de certificação e sobre a expansão das mudanças para o ciclo imediatamente inferior. Para atingir-se os objetivos da pesquisa fez-se uma combinação dos métodos quantitativo e qualitativo para avaliar as ações desenvolvidas, corrigir possíveis distorções, propor estratégias para a consolidação da implementação da política nos exames da 12ª classe e para a sua extenção para os exames de outros níveis. Concluiu-se que a política está sendo bem aplicada e aceite no seio da comunidade escolar embora persistam alguns desvios que merecem atenção no futuro. Deste modo, elaborou-se um Plano de Ação para a consolidação da política na 12ª classe e para a sua extensão a 10ª classe nos próximos 3 anos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReformapt_BR
dc.subjectExamespt_BR
dc.subjectMúltipla escolhapt_BR
dc.subjectPlano de açãopt_BR
dc.subjectReformpt_BR
dc.subjectExamspt_BR
dc.subjectMultiple choicept_BR
dc.subjectAction planpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA implementação do programa de reformas públicas na área dos exames nacionais em Moçambique: introdução de perguntas de múltipla escolha nos exames da 12ª classept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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