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dc.contributor.advisor1Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732130D0pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Fabiana Carneiro Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701414T2pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Elisabeth Gonçalves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751772Y5pt_BR
dc.creatorBelmino, Webster Guerreiro-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4234418E3pt_BR
dc.date.accessioned2016-05-02T00:32:51Z-
dc.date.available2016-04-07-
dc.date.available2016-05-02T00:32:51Z-
dc.date.issued2013-09-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1246-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the Institutional Evaluation enforced policy, in 2011, public schools in the state of Ceará network, proposing a conceptual and methodological redesign, aimed at strengthening the evaluation culture in schools, the construction plans action that contribute to educational improvement and democratization of spaces for reflection and decision making. Institutional evaluation may be an element propellant term changes in the relationship between school and society, since their mobilizers and reflective principles driving the elucidation of problems sometimes hidden. To achieve the goals set, we used official documents about the whole process of politics, involving hiring, by bidding, an educational consulting company and interviewed officials of the bureaucracy of SEDUC / CE, as well as managers, teachers and students who participated in the process. At the conceptual level, we investigated the experience from two perspectives: the related policy cycle - agenda formulation and implementation - which had as its theoretical framework the authors Eduardo Condé (2012) and Jefferson Mainardes (2006), and references tract concept that the term Institutional Assessment presents, for which were studied reflective experiences occurred mainly in universities evaluated by authors such as Antonio Sobrinho (2009), Pedro Demo (2008) and Marilene Zampiri (2009). Finally, we propose changes in the conceptualization, design and implementation of the policy, by structuring a program theory and methodology of W5H2, hoping to have the in-depth reflection on evaluation processes and their contributions to the educational routine.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo a análise da política de Avaliação Institucional implantada, no ano de 2011, nas escolas públicas da rede estadual do Ceará, propondo um redesenho conceitual e metodológico, com vistas ao fortalecimento da cultura avaliativa nas escolas, à construção de planos de ação que contribuam para a melhoria educacional e à democratização dos espaços de reflexão e tomada de decisão. A Avaliação Institucional pode ser um elemento propulsor de mudanças conjunturais na relação entre escola e sociedade, uma vez que seus princípios mobilizadores e reflexivos impulsionam a elucidação de problemáticas por vezes ocultas. Para alcançarmos os objetivos estabelecidos, utilizamos documentos oficiais sobre todo o processo da política, que envolveu a contratação, por meio de licitação, de uma empresa de assessoria educacional, bem como entrevistamos funcionários do corpo burocrático da SEDUC/CE, além de gestores, professores e alunos que participaram do processo. No campo conceitual, investigamos a experiência a partir de duas perspectivas: a relacionada ao ciclo de políticas – agenda, formulação e implementação –, que teve como referencial teórico os autores Eduardo Condé (2012) e Jefferson Mainardes (2006), e a referente ao trato conceitual que o termo Avaliação Institucional apresenta, para a qual foram estudadas as experiências reflexivas ocorridas, principalmente, nas universidades avaliadas por autores como Antonio Sobrinho (2009), Pedro Demo (2008) e Marilene Zampiri (2009). Por fim, propomos mudanças na conceitualização, no desenho e na implementação da política, por meio da estruturação de uma Teoria do Programa e da metodologia do W5H2, na esperança de termos aprofundado a reflexão sobre processos avaliativos e as suas contribuições ao cotidiano educacional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectTeoria do programapt_BR
dc.subjectInstitutional evaluationpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectTheory programpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.title“Tenho saudades de tudo que ainda não vi”: avaliação institucional – uma proposta para a rede estadual cearensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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