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dc.contributor.advisor1Chaves, Rossi Henrique Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6506188835376918pt_BR
dc.contributor.referee1Chaves, Rossi Henrique Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6506188835376918pt_BR
dc.contributor.referee2Queiroz, Henrique Almeida de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0813484614009998pt_BR
dc.contributor.referee3Galvão, Daniel de Faria-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7692363242693879pt_BR
dc.creatorDuarte, Gustavo Dias Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-15T21:07:02Z-
dc.date.available2021-03-10-
dc.date.available2021-03-15T21:07:02Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12456-
dc.description.abstractThe present work analyzes the impacts of the managerial reforms of the Brazilian State in the area of Education, after the Master Plan for the Reform of the State Apparatus (MPRSA) idealized by Bresser-Pereira (1995). The methods used for such analysis are the bibliographical survey and the social research, in which, from known authors in the area, social indexes, graphs and tables we can conclude that the reforms intended by the Master Plan consolidated the ascension of the private sector in higher education, through the process of mercantilization that can be understood as the attempt of the State to exempt from the responsibility of offering education, even though it is foreseen in the Federal Constitution of 1988; it made the qualification of the education professionals precarious, besides the investments and goals foreseen by the National Education Plan not being accomplished. Thus, it is possible to realize that with all these problems, the students' learning level was also affected, both in basic education and in higher education.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho vem analisar os impactos das reformas gerenciais do Estado brasileiro na área da Educação, após o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) idealizado por Bresser-Pereira (1995). Os métodos utilizados para tal análise, foram o levantamento bibliográfico e a pesquisa social, no qual, a partir de autores conhecidos na área, índices sociais, gráficos e tabelas podemos concluir que as reformas pretendidas pelo Plano Diretor consolidaram a ascensão do setor privado no ensino superior, através do processo de mercantilização que pode ser entendido como a tentativa do Estado de eximir da responsabilidade de ofertar a educação, mesmo sendo prevista na Constituição Federal de 1988; precarizou a qualificação dos profissionais da educação, além dos investimentos e metas previstas pelo Plano Nacional de Educação não serem cumpridas. Deste modo, é possível perceber com todos esses problemas o nível de aprendizagem dos alunos também fosse afetada, tanto no ensino básico quanto em relação ao ensino superior.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGerencialismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPDRAEpt_BR
dc.subjectManagerialismpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectMPRSApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.titleReformas gerenciais no estado brasileiro: uma análise dos impactos na educação brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Administração - Campus GV



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