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dc.contributor.advisor1Oliveira Junior , Lourival Batista de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785751Y1pt_BR
dc.contributor.referee1Magaldi, Carolina Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730573J0pt_BR
dc.contributor.referee2Mattos, Graciele Fernandes Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771842T0pt_BR
dc.creatorCosta, Helena Lima da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2016-05-02T00:31:15Z-
dc.date.available2016-04-05-
dc.date.available2016-05-02T00:31:15Z-
dc.date.issued2013-08-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1244-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the process of implementation of the inclusion policy from the point of view of a comparative analysis between the in the city of Quissamã in the state of Rio de Janeiro. In this research, the policy is described and analyzed relating the city`s reality the propositions of the official documents from the municipal and federal sphares. Moreover, are explained in detail the case of the implementation of the inclusion policy at the School A (1st half) and School B (2nd half), allowing these two realities to be utilized as a means of comparison. This research has as theoretical support authors such as: Lück (2009) in regards to the processes of democratic management and considerations, on the participation within the school emveronment. Mantoan (2003), regarding the perception of inclusion in schools, and also the studies by Mattos (2010) and Cunha and Azevedo (2008) on the matters of school management and inclusive education. At the end of the field study and bibliographical research, we present an Educational Action Plan comprisinf the creation off guidelines to adjust the city`s inclusion policy and bung it closer to the school`s.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo de analisar como se dá o processo de implementação da política de inclusão do ponto de vista de uma análise comparativa entre 1º e 2º segmento do ensino fundamental no Município de Quissamã no Estado do Rio de Janeiro. Neste trabalho, está descrita a política analisada, relacionando a realidade do município com as proposições dos documentos oficiais de âmbito municipal e federal. Além disso, foram explicitadas de forma detalhada o caso da implementação da política de inclusão da Escola A (1º segmento) e da Escola B (2º segmento), permitindo que essas duas realidades sirvam de objeto de comparação. A realização desta pesquisa tem como fundamentação autores como: Lück (2009), no que diz respeito aos processos de gestão democrática e suas reflexões sobre as dimensões da participação no ambiente escolar, Mantoan (2003), no que tange à percepção da Inclusão nas escolas e também os trabalhos de Mattos (2010) e Cunha e Azevedo (2008) a respeito das questões de gestão escolar e educação inclusiva. Ao final das pesquisas de campo e bibliográfica, é apresentado um Plano de Ação Educacional que compreende a produção de orientações para ajustar a política de inclusão do município e aproximá-la da realidade das escolas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectShool managementpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectEducational policypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA implementação da política de inclusão no município de Quissamã / RJ – uma análise comparativa entre 1º e 2º segmento do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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