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dc.contributor.advisor1Thomé, Cláudia de Albuquerque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9898146290293972pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Marco Aurelio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9146342719190691pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Edna de Mello-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorMartins, Vanessa Coutinho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0564432192518293pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-11T13:19:24Z-
dc.date.available2021-03-11-
dc.date.available2021-03-11T13:19:24Z-
dc.date.issued2021-02-08-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00010pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12440-
dc.description.abstractBased on the relationships between individuals who establish themselves in the field of media communication, this master thesis has as its starting point the concept of the sliding of the narrative (FIGUEIREDO, 2010, 2020a), specifically in the digital ecosystem, which provides interactions in this environment. The research presents a study about the Wizarding World Book Club, a Harry Potter book club created by Pottermore (which is now called Wizarding World), the official website of the saga. The Book Club was created to celebrate the 20th anniversary of the first book published (in its original language, English), “Harry Potter and the Philosopher's Stone”, starting in 2017 and ending its activities in 2018. Its main social network was Twitter, but it was also on Facebook, Instagram, Snapchat and Periscope, including the website pottermore.com. This master thesis seeks to find the Wizarding World Book Club strategies and understand how they worked and their consequences. The corpus analyzed was from Twitter interactions, and the data came from the Wizarding World Book Club own tweet selection. Thereby, we were able to verify the stimuli and responses of these readers, as well as the social bond (RECUERO, 2012, 2015, 2018) established between these individuals and the company responsible for it. The methodology used was the Case Study, proposed by Yin (2015), based on the analytical strategy of “construction and explanation”, which provides for an analysis of the data building an explanation of the case. At the end, a table of communicational strategies from the analyzed book club is presented, correlated with a holistic view of the event, not just data from Twitter. A construct that provides a better determination of strategies and contributes to future research in the field.pt_BR
dc.description.resumoA partir das relações entre os indivíduos que se estabelecem no campo da comunicação midiática, esta dissertação tem como ponto de partida o conceito de deslizamento da narrativa (FIGUEIREDO, 2010, 2020a), especificamente no ecossistema digital, que proporciona interações em rede. A pesquisa desenvolve um estudo sobre o Wizarding World Book Club, clube do livro de Harry Potter criado pelo Pottermore (atual Wizarding World), ambiente em rede oficial da saga. O Book Club foi criado em comemoração aos 20 anos de lançamento do primeiro livro da saga (em seu idioma original, inglês), “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, com início em 2017 e finalizando suas atividades em 2018. O clube do livro teve como rede social digital central o Twitter, mas apresentou desdobramentos no Facebook, Instagram, Snapchat e Periscope, além do site oficial do universo narrativo em questão, o pottermore.com. Busca-se, nesta dissertação, entender quais foram e como funcionaram as estratégias do Wizarding World Book Club e quaissuas consequências. Como corpus de análise da conversação em rede, o fluxo conversacional proveniente do Twitter, rede social carro chefe da ação, foi delimitado a partir de recorte de seleção de tweets dos próprios organizadores, como forma de verificar os estímulos e respostas desses leitores, bem como o laço social (RECUERO, 2012, 2015, 2018) estabelecido entre esses indivíduos em rede e a empresa por trás da ação. Como metodologia, recorreu-se ao Estudo de Caso proposto por Yin (2015), a partir da estratégia analítica de “construção e explicação”, que prevê uma análise dos dados construindo uma explicação sobre o caso. Ao final, apresenta-se, correlativamente, tabela de estratégias comunicacionais provenientes do clube do livro analisado, amparada em uma visão holística do evento, não apenas de dados oriundos do Twitter. Um constructo que fornece uma melhor apuração das estratégias e contribui para futuras pesquisas do campo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectClube do livropt_BR
dc.subjectRedes sociais digitaispt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subject“Wizading World Book Club”pt_BR
dc.subjectBook clubpt_BR
dc.subjectSocial Networking Sitespt_BR
dc.subjectNarrativept_BR
dc.subjectStrategypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleWizarding World Book Club e a ampliação do universo narrativo: uma análise das ações e das estratégias na rede social digital a partir do clube do livro de Harry Pottept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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