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dc.contributor.advisor1Tuyarot, Diana Esther-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5334131860888930pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Paulo Henrique Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2655731981867549pt_BR
dc.contributor.referee2Favre Nicolin , Emmanuel Marcel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8335138244094635pt_BR
dc.creatorCampos, Regina Lúcia Silva Alonso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5646010098780419pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-18T12:26:49Z-
dc.date.available2021-02-18-
dc.date.available2021-02-18T12:26:49Z-
dc.date.issued2020-11-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12345-
dc.description.abstractThis research analyzes an object of learning developed within the scope of the National Professional Master's Program in Physics Education (MNPEF) that seeks new paths and opens new possibilities for teaching Physics in Basic Education. It is a simple application for the Android platform, containing a game with 10 phases, divided into historical sequences, which address issues related to the concept of gravitational force, from Newtonian mechanics to modern physics. The main objective of the game is to make the student learn Physics content through technologies used in daily life, at home, at leisure and in the classroom, such as the smartphone. The organization of activities is based on gamification exploring electronic games as technological tools for understanding physics in a more realistic way. Thus, we sought to encourage the use of Information and Communication Technologies as instruments that assist in the construction of knowledge in the classroom. Due to the pandemic of COVID19, the application of the educational product was made exceptionally in a virtual workshop given to a specific audience: public school teachers and undergraduate students in Physics. The results indicate that the product fulfills the function of teaching Physics in a more fun way, reaching the objective of contributing to the renewal of pedagogical practice using electronic games in the classroom.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa faz a análise de um objeto de aprendizagem desenvolvido no âmbito do programa de Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física (MNPEF) que busca novos caminhos e abre novas possibilidades para o ensino da Física na Educação Básica. Trata-se de um aplicativo simples, para plataforma Androide contendo um jogo com 10 fases, divididas em sequências históricas, que abordam assuntos referentes ao conceito de força gravitacional, desde a mecânica newtoniana até a física moderna. O principal objetivo do jogo é fazer com que o aluno aprenda conteúdos da Física por meio de tecnologias utilizadas no dia a dia, em casa, no lazer e em sala de aula, como o smartfone. A organização das atividades baseia-se na gamificação explorando jogos eletrônicos como ferramentas tecnológicas para a compreensão da Física de maneira mais realista. Dessa forma, buscou-se incentivar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como instrumentos que auxiliam na construção do conhecimento em sala de aula. Devido à pandemia do COVID-19, a aplicação do produto educacional foi feita excepcionalmente em uma oficina virtual ministrada para um público específico: professores da rede pública e alunos de licenciatura em Física. Os resultados indicam que o produto cumpre a função de ensinar Física de forma mais divertida, atingindo o objetivo de contribuir para a renovação da prática pedagógica utilizando jogos eletrônicos em sala de aula.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Física (SBF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectLearning objectspt_BR
dc.subjectNew methodologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleOs jogos eletrônicos como metodologia aplicada no ensino de física: uma experiência para o ensino da força gravitacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



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