https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12345
File | Description | Size | Format | |
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reginalúciasilvaalonsocampos.pdf | PDF/A | 4.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Tuyarot, Diana Esther | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5334131860888930 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Menezes, Paulo Henrique Dias | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2655731981867549 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Favre Nicolin , Emmanuel Marcel | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8335138244094635 | pt_BR |
dc.creator | Campos, Regina Lúcia Silva Alonso | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5646010098780419 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-18T12:26:49Z | - |
dc.date.available | 2021-02-18 | - |
dc.date.available | 2021-02-18T12:26:49Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12345 | - |
dc.description.abstract | This research analyzes an object of learning developed within the scope of the National Professional Master's Program in Physics Education (MNPEF) that seeks new paths and opens new possibilities for teaching Physics in Basic Education. It is a simple application for the Android platform, containing a game with 10 phases, divided into historical sequences, which address issues related to the concept of gravitational force, from Newtonian mechanics to modern physics. The main objective of the game is to make the student learn Physics content through technologies used in daily life, at home, at leisure and in the classroom, such as the smartphone. The organization of activities is based on gamification exploring electronic games as technological tools for understanding physics in a more realistic way. Thus, we sought to encourage the use of Information and Communication Technologies as instruments that assist in the construction of knowledge in the classroom. Due to the pandemic of COVID19, the application of the educational product was made exceptionally in a virtual workshop given to a specific audience: public school teachers and undergraduate students in Physics. The results indicate that the product fulfills the function of teaching Physics in a more fun way, reaching the objective of contributing to the renewal of pedagogical practice using electronic games in the classroom. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa faz a análise de um objeto de aprendizagem desenvolvido no âmbito do programa de Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física (MNPEF) que busca novos caminhos e abre novas possibilidades para o ensino da Física na Educação Básica. Trata-se de um aplicativo simples, para plataforma Androide contendo um jogo com 10 fases, divididas em sequências históricas, que abordam assuntos referentes ao conceito de força gravitacional, desde a mecânica newtoniana até a física moderna. O principal objetivo do jogo é fazer com que o aluno aprenda conteúdos da Física por meio de tecnologias utilizadas no dia a dia, em casa, no lazer e em sala de aula, como o smartfone. A organização das atividades baseia-se na gamificação explorando jogos eletrônicos como ferramentas tecnológicas para a compreensão da Física de maneira mais realista. Dessa forma, buscou-se incentivar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como instrumentos que auxiliam na construção do conhecimento em sala de aula. Devido à pandemia do COVID-19, a aplicação do produto educacional foi feita excepcionalmente em uma oficina virtual ministrada para um público específico: professores da rede pública e alunos de licenciatura em Física. Os resultados indicam que o produto cumpre a função de ensinar Física de forma mais divertida, atingindo o objetivo de contribuir para a renovação da prática pedagógica utilizando jogos eletrônicos em sala de aula. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICE – Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Ensino de Física (SBF) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Objetos de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Physics teaching | pt_BR |
dc.subject | Games | pt_BR |
dc.subject | Technology | pt_BR |
dc.subject | Learning objects | pt_BR |
dc.subject | New methodologies | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.title | Os jogos eletrônicos como metodologia aplicada no ensino de física: uma experiência para o ensino da força gravitacional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações) |
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