Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1232
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sebastiaogomesdealmeidajunior.pdf1.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silveira Junior, Potiguara Mendes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707079E5pt_BR
dc.contributor.referee1Pernisa Júnior, Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707069Y3pt_BR
dc.creatorAlmeida Júnior, Sebastião Gomes de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4441901Y4pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T04:09:33Z-
dc.date.available2016-04-08-
dc.date.available2016-04-24T04:09:33Z-
dc.date.issued2013-04-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1232-
dc.description.abstractRecherche par moyen de focus groups d’adolescents, dévéloppée dans une école publique municipale à Juiz de Fora, Minas Gerais. En prenant pour point de départ des notes théoriques sur l’environnement communicationnel contemporain et la cyberculture, sont abordées des questions concernant aux technologies numériques et leurs effets socioculturels, à propos de l’appropriation de ces dispositifs par les nouvelles générations dans leur interaction dans le réseau. Au moyen des interviews semi-structurées, en suivant une perspective dialogique, ont été réalisés des enregistrements qui apportent des sujets significatifs sur le comportement de ces jeunes par rapport sa navigation sur internet dans l’appropriation des outils de recherche et partage, les jeux em ligne et les réseaux sociaux. En prenant comme référence la théorie historico-culturelle de la construction de la connaissance, cet étude cherche à comprendre comment les adolescents établissent des rapports et potentialisent leur développement cognitif mediés par les dispositifs technologiques d’environnement de la cyberculture. Les catégories et sous-catégories d’analyse dialoguent avec des théories qui englobent des sujets comme les suivants: transmedia, intelligence colective, émergence, surplus cognitif, immersion parmi des environnements numériques narratifs et sociabilité dans le réseau.pt_BR
dc.description.resumoPesquisa com grupos focais de adolescentes, desenvolvida em escola da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora, Minas Gerais. A partir de apontamentos teóricos sobre o ambiente comunicacional contemporâneo e a cibercultura, são abordadas questões relativas às tecnologias digitais e seus efeitos socioculturais, voltadas para a apropriação desses dispositivos feita pelas novas gerações na sua interação em rede. Mediante entrevistas semi-estruturadas, seguindo uma perspectiva dialógica, foram produzidos registros contendo falas significativas sobre o comportamento desses jovens relacionado à sua navegação na internet no processo de apropriação das ferramentas de pesquisa e compartilhamento, nos jogos online e nas redes sociais. Tendo como referencial a abordagem histórico-cultural da construção de conhecimento, busca-se compreender de que modo os adolescentes se relacionam e potencializam seu desenvolvimento cognitivo mediados pelos dispositivos tecnológicos no ambiente da cibercultura. As categorias e subcategorias de análise dialogam com as teorias que envolvem temas como: convergência de mídias, inteligência coletiva, emergência, cultura da participação, imersão em ambientes digitais narrativos e sociabilidade em rede.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRedes Sociaispt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectAdolescentpt_BR
dc.subjectCyberculturept_BR
dc.subjectÉducationpt_BR
dc.subjectRéseaux sociauxpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleAdolescentes na cibercultura: sociabilidade e construção de conhecimento – interpretação de registros de uma pesquisa de campopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.