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dc.contributor.advisor1Elias, Gracieli Prado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8750948733441742pt_BR
dc.contributor.referee1Elias, Gracieli Prado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8750948733441742pt_BR
dc.contributor.referee2Leite, Isabel Cristina Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8328018850582279pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Daniela Goursand de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3120684844313850pt_BR
dc.creatorSilva, Guillherme Thomaz Verly da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6250094662795713pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-05T20:09:18Z-
dc.date.available2022-01-07-
dc.date.available2021-02-05T20:09:18Z-
dc.date.issued2020-08-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12315-
dc.description.abstractThe act of playing is part of the children's daily routine, but when they are hospitalized and inserted in an environment totally different from the usual, their routine changes and their behavior changes, resulting from the psycho-emotional changes that take place. In this context, the objective of the present study was to analyze how a playful approach in the hospital environment impacts the emotional and psychological condition of children and their parents / guardians. A cross-sectional study was carried out with a convenience sample of 33 parents / guardians and 29 children, of both genders and ages ranging from 2 to 15 years, admitted to the pediatric ward of Hospital Universitário-UFJF. The study was conducted from March to December 2019, when recreational activities were carried out with the children, through games and games, developed by the dental team of the extension project Integrando o Saber. The results showed that when asked about the play activity developed, 93.93% of parents / guardians considered it to be excellent and 6.06%, good. As for the children's perception of play, 96.55% reported liking it. Regarding the self-reported feeling of the children, after the recreational activities 39% said they were happier, 24% happy, 15% less afraid of the hospital and 15% the same before. Thus, it is possible to observe that the development of playful activities, with hospitalized children, generated a positive impact on their emotional and psychological state, due to the break in the hospital routine. Regarding the impact of activities on parents, what was noticed was that when they saw their children playing and happier, parents felt less tense, anxious and sad, which proves the benefit of playfulness in both groups.pt_BR
dc.description.resumoO ato de brincar faz parte da rotina de vida das crianças, mas quando elas estão hospitalizadas e inseridas em um meio totalmente diferente do habitual, sua rotina se modifica e seu comportamento sofre alterações, decorrentes das mudanças psicoemocionais que se processam. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo foi analisar como uma abordagem lúdica no ambiente hospitalar impacta na condição emocional e psicológica das crianças e de seus pais/responsáveis. Foi realizado um estudo transversal com uma amostra de conveniência de 33 pais/responsáveis e 29 crianças, de ambos os gêneros e idade variando de 2 a 15 anos, internadas na ala pediátrica do Hospital Universitário-UFJF. O estudo foi conduzido de março a dezembro de 2019, quando foram realizadas atividades lúdicas com as crianças, por meio de jogos e brincadeiras desenvolvidas pela equipe de odontologia do projeto de extensão Integrando o Saber. Os resultados mostraram que quando inqueridos a respeito da atividade lúdica desenvolvida, 93,93% dos pais/responsáveis a consideraram ótima e 6,06%, boa. Quanto à percepção das crianças em relação as brincadeiras, 96,55% relataram gostar. Em relação às emoções manifestadas pelas crianças, após as atividades lúdicas 39% disseram-se mais felizes, 24% alegres, 15% com menos medo do hospital e 15% igual antes. Assim, é possível observar que o desenvolvimento das atividades lúdicas, com as crianças internadas, gerou um impacto positivo em seu estado emocional e psicológico, devido à quebra na rotina hospitalar. Em relação ao impacto das atividades nos pais, o que se percebeu foi que ao verem seus filhos brincando e mais felizes, os pais sentiram-se menos tensos, ansiosos e tristes, o que comprova o benefício do lúdico, em ambos os grupos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHospitalpt_BR
dc.subjectHospitalpt_BR
dc.subjectHumanizaçãopt_BR
dc.subjectHumanizationpt_BR
dc.subjectLudicidade;pt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectEmocionalpt_BR
dc.subjectEmotionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOPEDIATRIApt_BR
dc.titleA abordagem lúdica no hospital: impacto positivo na condição emocional dos pais e crianças internadas no Hospital Universitário HU-UFJFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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