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dc.contributor.advisor1Soares , Tufi Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721718E0pt_BR
dc.contributor.referee1Bocchetti, André-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757694J1pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Virgílio Cézar da Silva e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778527H6pt_BR
dc.creatorIwasaki, Camila-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T04:08:36Z-
dc.date.available2016-04-04-
dc.date.available2016-04-24T04:08:36Z-
dc.date.issued2013-08-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1228-
dc.description.abstractThis master degree dissertation has the purpose to analyze the problem of the abandon of high school students in three public state schools, which adopted the Jovem de Futuro Project, realized through a partnership between the Instituto Unibanco and the Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. In spite of the excellent results obtained by the involved schools in relation to the academic performance of the students in three years of the project, lots of schools have not been obtained success in decreasing the abandon by the students. In order to create a proposal with management practices to compel the abandon of the students, this search defined that the development actions depend directly on the perspective of the schools managers in respect to the reasons and motives, which cause the respective abandons. Therefore, this work tried to understand the reality, the developed actions and the view or perspective of the managers or directors of the three schools, which participate of the project. Thus, it was realized a study of a comparative case with the documental analysis of the action pans of the schools and their indicators along with a field search, which had semi-structure interviews with the members of the managers of the schools. The obtained results showed the necessity of revisions in the scope of the Jovem de Futuro Project in order make it more effective to the needs of the schools. In addition, through this search it was possible to raise some management practices, which definitely can inspire other schools to compel the abandon of high school students.pt_BR
dc.description.resumoEsta Dissertação de Mestrado tem como objetivo analisar o problema do abandono dos estudantes em três escolas públicas estaduais de Ensino Médio de São Paulo que adotaram o Projeto Jovem de Futuro, realizado por meio de uma parceria entre o Instituto Unibanco e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Apesar das escolas participantes do Projeto, em sua maioria, apresentarem excelentes resultados em relação ao desempenho dos alunos, passados três anos de execução do Jovem de Futuro muitas não conseguiram melhorar os índices de abandono escolar. Com a finalidade de estruturar uma proposta com práticas de gestão voltadas para o combate ao abandono no Ensino Médio e que possam ser incorporadas ao escopo do Projeto Jovem de Futuro, essa pesquisa partiu das hipóteses de que o desenvolvimento de ações voltadas para a permanência dos alunos depende fortemente da visão que os gestores escolares possuem a respeito das causas e motivos do abandono escolar, e que é muito difícil para uma escola conseguir desenvolver práticas de gestão que contribuam, concomitantemente, para a melhoria do desempenho e a diminuição do abandono. Dessa maneira, buscou-se compreender a realidade, as ações desenvolvidas e a visão de membros do corpo diretivo de três escolas participantes do Projeto. Para isso, foi realizado um estudo de caso comparativo, com a análise documental dos planos de ação das escolas e de seus indicadores, complementada pela pesquisa de campo que contou com entrevistas semiestruturadas com membros da equipe de gestão. Os resultados obtidos evidenciaram a necessidade de revisões no escopo do Jovem de Futuro, de modo a torná-lo mais aderente às necessidades das escolas, bem como, a partir da pesquisa, foi possível levantar algumas práticas de gestão que podem inspirar outras escolas a combater o abandono escolar no Ensino Médio.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAbandono Escolarpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectProjeto Jovem de Futuropt_BR
dc.subjectAbandonpt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.subjectJovem de Futuro Projectpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO desafio do abandono escolar no ensino médio: análise das práticas de gestão do Projeto Jovem de Futuro em três escolas paulistaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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