Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12279
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luisclaudiodadalti.pdf1.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Faria, Alexandre Graça-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4697132876953017pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0888661145670871pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Pedro Bustamante-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1004071509054972pt_BR
dc.contributor.referee3Coelho, Frederico Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2963677662684936pt_BR
dc.creatorDadalti, Luís Cláudio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-26T14:08:40Z-
dc.date.available2021-01-26-
dc.date.available2021-01-26T14:08:40Z-
dc.date.issued2020-10-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12279-
dc.description.abstractIn this work we will be seeing the music production of Taiguara as they are in the Brazilian musical scenario. We aim to understand the perspective of the author of the themes present in his production and his perspectives towards them through, specially during the decade of 1970. For that we analyse the musician by the aesthetics of his music through the genres explored by him in each of the albums, for example; the relation established between set aspects and the lyrics and his positioning towards them; the literary aesthetics particular to each album; biographical aspects of the author, such as his engagement with the political left-wing; identity subjects and the relation it has with the past, the present in which the song is written, and the future it may be. To reach such conclusions, besides the lyrics itself, it was analyzed magazines articles, interviews, speeches given during concerts, biographical data, physical copies of the albums, and newspapers. All that to take a better perspective on the songs regarding authorship, work and reception. Besides that, it is important to state that the focus of this work is the last album recorded by Taiguara during the decade of 1970: Imyra, Tayra, Ipy, which is a singular landmark not only on the career of the musician, but the whole national scene by its lyrical and musical aspects and the problems it had regarding the censorship.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho são compreendidas as produções musicais do compositor Taiguara e como estão elas inseridas diante de determinados recortes dentro do amplo panorama da música brasileira. Procura-se compreender diante da produção do autor qual a perspectiva apresentada, principalmente ao longo da década de 1970, sobre as temáticas abordadas em suas canções, e trazer ponderações a partir de proposições de mundo vistas nas letras. Para além disso, busca-se a compreensão de Taiguara como músico no desenvolvimento dos aspectos estético-sonoros, como, por exemplo, os gêneros por ele explorados em cada disco, e a relação estabelecida entre tais aspectos e as temáticas abordadas nas canções, seu posicionamento diante delas; as composições estético-literárias particulares de determinados discos; dados aspectos pessoais do compositor, como seu engajamento com a esquerda política; questões identitárias e a leitura de Brasil feita em relação a seu passado, o presente em que se fala, e o futuro esperado e desejado. Para chegar a tal resultado de análise, para além do material das canções, foram usados artigos de revistas, entrevistas, falas proferidas durante apresentações, dados biográficos, encartes de discos, e artigos de jornais, para, com isso, melhor perspectivar a leitura das canções e trazer à tona tanto elementos de autor, obra, e recepção. Para além disso, o foco do trabalho recai sobre a análise do último álbum lançado pelo compositor durante a década de 70: Imyra, Tayra, Ipy, que se faz um marco singular não apenas na obra do compositor, como do mercado fonográfico brasileiro como um todo, seja em seus aspectos líricos, na estética sonora, ou na relação com censura.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTaiguarapt_BR
dc.subjectCançãopt_BR
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectCensurapt_BR
dc.subjectTaiguarapt_BR
dc.subjectSongspt_BR
dc.subjectDictatorshippt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectCensorshippt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleMenino da Silva: uma leitura das canções de Taiguarapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons