Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12274
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariarosanadoregoesilva.pdf3.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Moreira, Ana Rosa Costa Picanço-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0224301047354520pt_BR
dc.contributor.referee1Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0228497864141491pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Maria do Carmo Couto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871449789669129pt_BR
dc.creatorSilva, Maria Rosana do Rêgo e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-26T14:04:15Z-
dc.date.available2021-01-26-
dc.date.available2021-01-26T14:04:15Z-
dc.date.issued2019-09-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12274-
dc.description.abstractThis dissertation, linked to the line of research Discourse, Practices, Ideas and Subjectivities in Educational Processes of the Graduate Program at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais, deals with a collaborative intervention research that focuses on the practice of literary reading with babies and very young children in daycare. The objective is to understand, discuss and discuss literary reading practices for and with babies, and collectively build strategies that enhance these practices with the nursery teachers of a nursery in Juiz de Fora / MG. The study is based on the historical-cultural perspective, especially in the thought of Lev Vigotski and Mikhail Bakhtin about language in the constitution of the human. Empirical research comprised two interdependent stages. In the first stage, an exploratory study was carried out in order to learn about the practice of seven teachers participating in the research regarding literary reading practices for and with babies and children from the three nursery groups. The instruments and techniques used in this stage were: participant observation, field notes, photographic records and semi-structured individual interview. Based on the data produced in this phase, the themes that would be addressed in five reflective meetings - second stage of the research - were chosen in order to problematize, expand and qualify the literary mediation actions provided by teachers in their respective nursery groups, the know: Organization of reading spaces; Selection criteria for children's literature books; and Mediation of literary reading. These themes formed axes of analysis. The results show that, although there have been some advances in relation to literary reading mediation actions in the researched nurseries, it is necessary to invest more in the training of teachers so that the literary experience provided to the subjects of these groups increases the possibilities of building emotional bonds with the book and literary reading.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Discurso, Práticas, Ideias e Subjetividades em Processos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais, versa sobre uma pesquisa de cunho colaborativo interventivo que tem como foco a prática de leitura literária com bebês e crianças bem pequenas na creche. O objetivo é compreender, problematizar, discutir práticas de leitura literária para e com bebês e construir coletivamente, com as professoras de berçários de uma creche conveniada de Juiz de Fora/MG, estratégias que potencializem essas práticas. O estudo está fundamentado na perspectiva histórico-cultural, especialmente no pensamento de Lev Vigotski e Mikhail Bakhtin acerca da linguagem na constituição do humano. A pesquisa empírica compreendeu duas etapas interdependentes. Na primeira etapa, foi realizado um estudo exploratório com intuito de conhecer a prática de sete professoras participantes da pesquisa no tocante às práticas de leitura literária para e com bebês e crianças dos três agrupamentos de berçário. Os instrumentos e técnicas utilizadas nessa etapa foram: a observação participante, as notas de campo, os registros fotográficos e a entrevista individual semiestruturada. A partir dos dados produzidos nessa fase, foram eleitas as temáticas que seriam abordadas em cinco encontros reflexivos – segundo momento da pesquisa – com o intuito de problematizar, ampliar e qualificar as ações de mediação literária proporcionada pelas professoras em seus respectivos agrupamentos de berçários, a saber: organização dos espaços de leitura; critérios de seleção de livros de literatura infantil e mediação de leitura literária. Esses temas se constituíram em eixos de análise. Os resultados apontam que, embora tenham ocorrido alguns avanços em relação às ações de mediação de leitura literária nos berçários pesquisados, é necessário maior investimento na formação das professoras para que a experiência literária proporcionada aos sujeitos desses agrupamentos amplie as possibilidades de construção de vínculos afetivos com o livro e a leitura literária.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBebês e crianças bem pequenaspt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectMediação literáriapt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectBabies and very young childrenpt_BR
dc.subjectNurserypt_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.subjectLiterary mediationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEntre fraldas e livros: leitura literária com bebês na crechept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons